Superlua azul: fenômeno raro poderá ser visto no fim de agosto

 Superlua azul: fenômeno raro poderá ser visto no fim de agosto

Foto: Observatório Heller & Jung/Divulgação

O mês de agosto vai terminar com uma rara oportunidade para os amantes da lua: uma Superlua azul. Nesta quarta-feira (30), ocorrerá a segunda e última superlua do ano. Nesta data, a lua estará maior e mais brilhante, pois estará no perigeu, ponto da órbita de máxima aproximação da Terra.

A Superlua desta semana também chamada de “Lua Azul” por ser a segunda lua cheia do mês – a primeira ocorreu no dia 1º de agosto. De acordo com a Nasa, a próxima superlua azul acontece só daqui a 11 anos, em 2034.

A segunda lua cheia de agosto vai acontecer quando a lua estiver em seu ponto mais próximo da Terra. No dia 30 de agosto o satélite estará a uma distância de 357.344 quilômetros da Terra. Em média, a distância entre a Terra e a Lua é de cerca de 384.400 quilômetros.

“Os observadores poderão notar uma lua mais brilhante do que em outras ocasiões. O fenômeno poderá ser visto em todas as regiões do planeta, desde que as condições climáticas sejam favoráveis”, afirma Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional, unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Quando a lua está cheia e no perigeu, ela surge 7% maior devido à sua proximidade com a Terra e 15% mais brilhante, pois reflete mais luz solar para o nosso planeta, se comparada a uma lua cheia comum.

O horário exato do instante da Lua Cheia vai diferir de acordo com o fuso horário. No horário de Brasília vai acontecer às 22h35.

Portal 97 com informações de Exame

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal 97 pelo WhatsApp (42) 99907-2942

Últimas notícias