VÍDEO: em oito dias, Rio Iguaçu em São Mateus do Sul baixou mais de 1 metro, chegando a 4,96 na manhã desta quarta-feira (25)

 VÍDEO: em oito dias, Rio Iguaçu em São Mateus do Sul baixou mais de 1 metro, chegando a 4,96 na manhã desta quarta-feira (25)

Rua Antônio Bisineli. Foto: Portal 97

O nível do Rio Iguaçu em São Mateus do Sul segue baixando. Na manhã desta quarta-feira (25), o site de monitoramento da Copel marcava 4,969 metros às 8h. Houve uma redução de um metro desde a manhã de terça-feira, 17 de outubro, quando o rio atingiu seu ponto máximo de 5,982 metros.

O site do Simepar mostra que ainda há previsão de chuvas para os próximos dias no município. Mesmo com essas chuvas previstas, muitas pessoas já começaram a limpar suas casas. A Defesa Civil pede atenção redobrada nesse retorno, principalmente na limpeza das casas.

Voltar para casa depois de uma enchente pode ser uma situação perigosa. Certifique-se de seguir estas dicas para garantir sua segurança e minimizar os danos:

  1. Aguarde autorização: Antes de retornar à sua casa, verifique se as autoridades locais deram permissão para fazê-lo. Eles podem avaliar a segurança da área e dar orientações específicas.
  2. Avalie os riscos: Antes de entrar em sua casa, avalie os riscos. Verifique se há sinais de danos estruturais, como rachaduras nas paredes ou fundações. Além disso, esteja ciente de linhas de energia elétrica caídas e outros perigos.
  3. Desligue a eletricidade: Antes de entrar em sua casa, desligue o fornecimento de eletricidade para evitar choques elétricos. Se não puder fazer isso com segurança, entre em contato com a empresa de energia elétrica.
  4. Use equipamento de proteção: Use roupas de proteção, como botas de borracha, luvas e máscaras, para evitar o contato com água contaminada e substâncias tóxicas.
  5. Ventile a área: Se a água ficou estagnada em sua casa por algum tempo, ventile o local antes de passar muito tempo lá. Isso pode ajudar a reduzir o mofo e melhorar a qualidade do ar.
  6. Descarte alimentos e objetos danificados: Jogue fora alimentos e objetos que entraram em contato com a água da enchente, pois podem estar contaminados. Além disso, descarte materiais de construção, móveis e itens pessoais danificados.
  7. Limpe e desinfete: Limpe e desinfete todas as áreas afetadas para evitar o crescimento de mofo e bactérias. Use produtos de limpeza apropriados e siga as instruções do fabricante.
  8. Tire fotos para o seguro: Documente os danos com fotografias e mantenha registros de todas as despesas relacionadas à recuperação para ajudar em possíveis reivindicações de seguro.
  9. Verifique o abastecimento de água: Certifique-se de que a água potável seja segura e não tenha sido contaminada. Pode ser necessário ferver a água ou usar água engarrafada.

Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas e esteja preparado para evacuar novamente, se necessário. Lembrando que a segurança pessoal é a prioridade. Se a situação parecer perigosa, não entre na área afetada e siga as orientações das autoridades locais. Além disso, considere entrar em contato com organizações de ajuda e seguros para obter apoio adicional na recuperação após a enchente. Autoridades enfatizam a importância de manter um monitoramento constante do Rio Iguaçu, pois as condições climáticas podem ser imprevisíveis.

Da redação Portal 97

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal 97 pelo WhatsApp (42) 99907-2942

Tags:chuvas Enchente

Últimas notícias