Temporal: chuva e ventos fortes assustam moradores do interior de São Mateus do Sul

 Temporal: chuva e ventos fortes assustam moradores do interior de São Mateus do Sul

Foto: Colaboração Portal 97

Uma situação de emergência tomou conta da zona rural de São Mateus do Sul, especificamente nas localidades de Turvo Barracas e Turvo de Baixo, após um evento meteorológico atípico na noite de quinta-feira (24). Moradores relataram a ocorrência de ventos fortes e um possível tornado, que deixou um rastro de destruição em sua passagem.

De acordo com informações fornecidas por Adriano Kusnick Suter, residente da região de Turvo Barraca, por volta das 20horas, uma tempestade de proporções incomuns atingiu a área, provocando estragos significativos. Os ventos violentos derrubaram árvores e galhos, bloqueando as estradas e tornando o tráfego de veículos impossível.

A situação foi agravada pela interrupção no fornecimento de energia elétrica, deixando os residentes de Turvo Barracas e Turvo de Baixo às escuras durante a noite. O corte de energia elétrica, aliado à obstrução das estradas, gerou preocupações sobre a segurança e o bem-estar das pessoas na região.

Os moradores tiveram que enfrentar uma noite de adversidades, com a escuridão e a dificuldade de locomoção tornando a situação ainda mais desafiadora. A falta de comunicação devido à interrupção da eletricidade também causou apreensão.

Por volta das 5 horas da manhã, a energia elétrica foi restaurada na região, trazendo um alívio aos moradores. Equipes de resgate e limpeza das estradas já estão mobilizadas para lidar com os estragos causados pelos ventos e árvores caídas.

O que diz o SIMEPAR

O Portal 97 entrou em contato com o meteorologistas Fernando Mendes, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), e repassou imagens e vídeos que foram enviados ao por internautas para saber se realmente foi um tornado que passou pela região, mas segundo o profissional, não é possível confirmar que foi um tornado.

“Pelos dados e imagens disponíveis para a análise, infelizmente não é possível afirmar se o desastre foi causado por um tornado. Existem outros fenômenos atmosféricos que são capazes de causar ventos intensos como esses que ocorreram em São Mateus do Sul, como microexplosões e tempestades de linha de instabilidade. Para confirmar a ocorrência de um tornado, precisamos não apenas de evidências de ventos rotativos no chão, mas também de observações ou imagens de um funil conectando a tempestade ao solo. Nem as imagens disponibilizadas nem os dados coletados pelo SIMEPAR puderam ser conclusivos quanto a isso”, explicou Mendes.

Portal 97 com informações do Simepar

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal 97 pelo WhatsApp (42) 99907-2942

Últimas notícias