Unicentro se junta as demais universidades estaduais e anuncia greve

 Unicentro se junta as demais universidades estaduais e anuncia greve

Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Foto: Divulgação Unicentro

A Universidade do Centro-Oeste (Unicentro) paralisa as atividades a partir de segunda, 22. O campi de Irati também para. A decisão dos professores ocorreu em assembleia realizada nesta quarta-feira, 17, e confirmou a perspectiva anunciada pelo sindicato. A greve é por tempo indeterminado e para forçar a negociação da reposição inflacionária nos salários dos docentes, pautados em 42%, em tramitação junto ao governo estadual.

A assembleia do Sindicato dos Docentes da Unicentro (Adunicentro) pautou a reposição salarial de 42%, referente à data-base acumulada nos últimos sete anos, e disso a colocação da demanda colocada e aprovada. A agilidade da aprovação da proposta de melhoria do plano de carreiras, elaborada pela Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), também tramita nas pastas estaduais.

Desde a semana passada, os docentes das outras Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) votaram e aprovaram a paralisação das atividades. A Unicentro ainda não havia votado a deflagração por conta do calendário acadêmico, pois as atividades letivas retornaram na última segunda-feira, 15. Data que a Universidade de Londrina já estava parada e a Unespar, UEPG, Unioeste e UEM também supenderam as aulas.

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) divulgou em nota que “tem discutido as pautas que envolvem as demandas de professores e funcionários das universidades estaduais com lideranças e sindicatos que representam as categorias”. Avaliando a paralisação como precipitada e que pode vim em prejudicar o diálogo entres as partes, também que tudo isso envolve “aspectos orçamentários”.

Da redação.

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Últimas notícias