Autismo: Dia Mundial de Conscientização alerta para preconceitos e reflexão acerca do diagnóstico

 Autismo: Dia Mundial de Conscientização alerta para preconceitos e reflexão acerca do diagnóstico

Foto: Agência Brasil

Neste domingo, dia 2 de abril, foi o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 para alertar, conscientizar e refletir acerca das pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O Autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal. No entanto, apesar das dificuldades, há terapias que, adequadas a cada caso, podem auxiliar as pessoas diagnosticadas a melhorar sua relação com o mundo.

“Quanto mais cedo a família busca as terapias especializadas, mesmo ainda sem diagnóstico fechado, maiores as possibilidades de avanços nos déficits encontrados”

explica a neuropsicóloga Bárbara Calmeto, diretora do Autonomia Instituto.

Em geral, o Autismo só é detectado após os dois anos. Porém, é possível observar alguns sinais de TEA em bebês, os quais devem ser acompanhados por profissionais especializados na área. A especialista detalha algumas características que, se apresentados, devem deixar os pais em alerta:

1 – Bebê não reage aos estímulos sonoros. Perceber visualmente os estímulos sonoros é uma condição normal nos primeiros meses de vida. Quando não há reação, esse pode ser definido como um dos sinais de autismo em bebês.

2 – Não realiza contato visual quando é chamado pelo nome. O normal é que a criança atenda frequentemente, de 70% a 80% das vezes.

3 – Não possui expressões faciais. Devido ao autismo em bebês, é perceptível apenas uma expressão facial em todas as emoções do bebê.

4 – Não brinca com outras crianças e não gosta de gestos carinhosos. Há a fuga de outras crianças. Elas optam por brincar sozinhas.

5- Não conseguem e nem tentam falar. O autismo em bebês pode refletir na não emissão de sons pela criança. É normal que um bebê expresse sons como: “ada”, “ohh”, entre outros quando quer chamar a atenção de seus cuidadores.

6 – Faz movimentos repetitivos. Em bebês são os movimentos repetitivos como balançar os pés e bater a cabeça.

Da redação com informações de Agência Brasil, JC e o Dia.

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Últimas notícias