Paraná contabiliza aumento de reservas naturais particulares

 Paraná contabiliza aumento de reservas naturais particulares

Foto: Tereza Hoffmann/IAT-PR

As Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPNs) são peças centrais na proteção à natureza e cada vez mais ganham destaque no cenário paranaense. O Estado tem atualmente 327 espaços devidamente catalogados pelo Instituto Água e Terra (IAT) ou instituições parcerias como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), compondo área total de 55.487,31 hectares de vegetação nativa preservada.

Desses, 16% foram implementados a partir de 2019. Esse conjunto mais recente está dividido em reservas municipais (37), estaduais (10) e federais (5), totalizando 52 complexos – o cadastro é feito de forma voluntária pelos proprietários de cada uma dessas áreas.

Não trata-se apenas da proteção ao meio ambiente e sim do estímulo à educação ambiental. E esse conjunto de áreas protegidas do Estado, ajuda na conservação de espécies nativas e de paisagens importantes, de acordo com o IAT. Observatório Ornitológico Nascentes do Iguaçu, de Piracuara, ajuda na proteção de uma grande variedade de fauna e flora nativas, com destaque para as mais de 458 espécies de aves registradas no local.

Enquanto que, os municípios que abrigam RPPNs também contam com benefícios. O local passa a ser qualificado para o recebimento do ICMS Ecológico por Biodiversidade, programa paranaense que faz o repasse de recursos financeiros para municípios que possuam Unidades de Conservação. E o proprietário da área preservada passa a ter participação em projetos de Pagamento por Serviços Ambientais, um incentivo econômico por fornecer serviços de conservação, como a isenção do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR).

Portal 97 com informações e imagem da AEN/IAT.

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal 97 pelo WhatsApp (42) 99907-2942 ou (42) 9833-7197

Últimas notícias