BR-376: Comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná alerta para o risco da pista desabar

 BR-376: Comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná alerta para o risco da pista desabar

Foto: SESP

O comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, Coronel Vasco, confirmou na manhã desta quarta-feira (30), durante uma coletiva de imprensa, que há risco da BR-376 desabar, no trecho entre o Paraná e Santa Catarina. O deslizamento que aconteceu na noite de segunda-feira (28), no km 669, deixou a rodovia totalmente interditada e com grande volume de destroços.

No momento do deslizamento, um grande volume de terra foi parar sobre a pista, que fica em uma região suspensa. Além disso, as chuvas continuam no local, o que favorece a possibilidade de uma nova tragédia. De acordo com o comandante, geólogos analisam os riscos de novos desabamentos diariamente.

Riscos de novos deslizamentos

Além do risco da BR-376 sofrer um desabamento no km 669, foram registrados pela Defesa Civil outros 10 pontos de deslizamentos no trecho da rodovia. A incidência deixa os trabalhadores em alerta e exige ainda mais precaução por parte da equipe de resgate.

“Ontem (terça-feira) nossas equipes monitoraram 10 pontos de deslizamento, além do maior. Pequenos deslizamentos que estão ocorrendo e podem gerar uma situação de risco, por isso essas restrições e controle rigoroso em relação a circulação no local”

comentou Fernando, da Defesa Civil.

Nesta quarta-feira (30), as equipes do Corpo de Bombeiros que atuam no ponto sul e no ponto norte – no km 669 – começaram a ter contato, “ainda é precário, pois precisa ser feito por cima do volume de terra”, explicou o comandante.

O comandante do Corpo de Bombeiros ainda destacou que o foco não é a liberação da pista, e sim o resgate das possíveis vítimas. “Ainda não estamos focados na liberação”, concluiu Vasco.

Segundo o Simepar, choveu mais de 150 mm na Serra do Mar entre sábado e segunda-feira. Nas últimas 72h o acumulado já ultrapassou os 200 mm em alguns pontos da região litorânea.

Com informações de RICMais.

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