Regional de Educação emite retificação após erro da classificação de triunfense

 Regional de Educação emite retificação após erro da classificação de triunfense

Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, emite retificação, após equívoco que fez a Secretária de Educação de São João do Triunfo e alguns meios de comunicação postar de forma equivocada a informação que um estudante do município de São João do Triunfo que estaria entre os 100 selecionados para o Programa de intercâmbio “Ganhando o Mundo”, que está na sua segunda edição.

A lista dos selecionados foi divulgada na sexta-feira (03), como nós do Portal Cultura Sul informamos. Foram 340 selecionados, entre eles, um de São Mateus do Sul e um de São João do Triunfo, como publicamos, esclarecendo que somente os 100 primeiros da lista iriam na viagem para Nova Zelândia. Para não deixar dúvidas, colocamos o link com o edital com os nomes e a classificação, se atendo, que mesmo com ótimo desempenho, os alunos mencionados não se encontravam entre os 100, sendo que o estudante de São João do Triunfo ficou na 188 colocação.

Mesmo com o equívoco da regional, faltou a interpretação e leitura de muitos que acabaram expondo inclusive foto do selecionado. Os alunos da rede estadual, que foram selecionados pelas notas de 2021, partirão em julho para a Nova Zelândia, onde passarão um semestre letivo estudando em um colégio local. Antes de embarcar, farão um curso preparatório de inglês.

O que é o Programa Ganhando o Mundo

O programa Ganhando o Mundo, promovido pelo Governo do Estado, via Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, tem o propósito de oferecer aos estudantes a vivência em uma escola no exterior, hospedados com uma família local, praticando a língua inglesa, desenvolvendo a autonomia e ampliando os repertórios culturais e acadêmicos. Ao retornar ao Brasil, o aluno tem a missão de compartilhar com colegas e professores todo o aprendizado vivido.

PROCESSO SELETIVO – A primeira etapa de seleção consistiu na análise dos requisitos obrigatórios para a participação: estar regularmente matriculado na 1ª série do ensino médio em um colégio público da rede estadual, ter cursado do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em um colégio da rede pública estadual, ter no mínimo 14 e no máximo 17 anos e seis meses de idade na data de retorno ao Brasil (novembro de 2022), ter frequência igual ou superior a 85% em cada disciplina e ter médias anuais do 9º ano, em 2021, iguais ou superiores a 7 em cada disciplina da Base Nacional Comum Curricular.

Na segunda etapa, foi feita a avaliação das médias anuais de 2021 dos estudantes. Em cada município paranaense, foi selecionado o aluno com a maior nota no ano passado (soma das médias anuais de todas as disciplinas da BNCC). Dessa forma, um estudante de cada município passou para a terceira e última etapa do processo seletivo. Na etapa final, foram selecionados os 100 primeiros colocados.

Confira o edital com os selecionados e as suas classificações: http://www.ganhandoomundo.pr.gov.br/sites/ganhando-mundo/arquivos_restritos/files/documento/2022-06/edital312022_gsseed_ganhando_mundo_resultado_final.pdf?fbclid=IwAR3rE39CHNfOEhlWx915fcTnlTIEpFqdElQfjptYh31j_ovRyKt0WIBFdHM

Últimas notícias