Estudo do Observatório Social cita pontos de dificuldade para empresas venderem ao município

 Estudo do Observatório Social cita pontos de dificuldade para empresas venderem ao município

50% dos empresários nunca participou de nenhuma licitação, sendo que 15,9% gostaria de participar

Depois do diagnóstico apontar, nesse primeiro quadrimestre de 2022, apenas 31,17% das vendas feitas (ou a fazer) para prefeitura terem origem em empresas de São Mateus do Sul, outro estudo possibilita entender essas dificuldades. A prefeitura informou ações na tentativa de fomentar essa relação comercial e buscar o desenvolvimento, enquanto avaliação com empresários permite compreender a amplitude desses motivos de não vender.

Somadas as licitações, inexigibilidades e dispensas somente 31,17% das vendas para a prefeitura de São Mateus do Sul são ou serão de empresas são-mateuenses. Pegando apenas os processos licitatórios esse índice cai para 14,16%, conforme o diagnóstico do Observatório Social. O restante vai para empresários de outros locais e economicamente não interessa ao município, por potencializar emprego e renda nas cidades de origem desses vendedores.

Uma pesquisa foi realizada na parceria entre o Observatório Social de São Mateus do Sul e Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de São Mateus do Sul (ACIASMS). A avaliação ocorreu entre maio de junho de 2021 e teve apoio também da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) e no “intuito organizar futuramente algo que propicie uma maior participação das empresas locais”, 44 empresas participaram desse estudo, bastante revelador.

Além de questionar sobre participação e o conhecimento sobre a legislação, o estudo apurou “as dificuldades encontradas ao participar de um processo licitatório”. Concluindo: “grande parte das empresas locais nunca participou de licitações ou não vêm participando atualmente dos processos licitatórios, por fatores como, desconhecimento do procedimento, documentação e sistema de registro de preços (eventual aquisição)”.

Ainda, “visando uma maior participação, seria importante a produção de materiais explicativos para auxiliar as empresas locais e o desenvolvimento de cursos/consultorias acerca do tema, para que possamos ter uma maior inserção das empresas locais nos processos licitatórios, para que mais recursos financeiros fiquem no município”. Perspectiva similar ao observado pela prefeitura e buscada a superação por meio de curso para os empresários.

Esmiuçando as revelações da pesquisa, metade das empresas nunca participou de licitações. 36,4% (mais de 1/3) não conhece a legislação inerente, 79,5% sabe das disputas por meio do site oficial da prefeitura ou edital. Ainda, a tabela de preços/sistema de registro de preços, é apontada como ‘maior dificuldade para participar’, com 40,9%; seguida do fato de não conhecem o procedimento adotado, com 34,1% e a documentação 11,4%.

“Já quando perguntados sobre a maior dificuldade encontrada no fornecimento, dentre os que já participaram de licitações, destacam-se a aquisição de quantidade menor do que a licitada com 25% e Medição de Contrato com 15,9%”, descreve a pesquisa do Observatório Social. Para finalizar, no diagnóstico aos empresários como gostariam de ter mais informações e 68,2%, maioria esmagadora, “optou por cursos e consultorias”.

Da redação com informações e imagem/reprodução do Observatório Social

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