Mãe reporta ausência de pediatra e Saúde cita dificuldades para contratação

 Mãe reporta ausência de pediatra e Saúde cita dificuldades para contratação

Chegou a reclamação, de uma mãe para a redação, citando ter passado o período da tarde com criança de colo, sem ter atendimento de pediatra. A situação ocorreu nesta sexta-feira (27/05) em São Mateus do Sul no Pronto Atendimento (PA), com extensão para outro setor da prefeitura sem sucesso para consulta com um médico especialista. A secretaria de Saúde se pronunciou sobre o caso.

A mãe disse ter procurado várias vezes o setor para marcar consulta com pediatra e não teria conseguido o agendamento. No caso, nesta sexta-feira, afirmou que estava esperando por cerca de três horas e iria retornar para casa sem seu bebê consultar. A criança supostamente estaria com febre e a mulher reivindicou contratação de mais médicos por parte da prefeitura.

A secretária de Saúde, Daiane Metka Ribeiro, se pronunciou sobre esses fatos. “No quadro próprio municipal temos dois pediatras, e uma médica no ambulatório para atendimento às crianças de acordo com a linha guia de cuidado da criança, e demais clínicos gerais no ambulatório e nas [Estratégia de Saúde da Família] ESF”, explicou.

“Contudo, um dos médicos pediatras está em período de férias, de direito do mesmo. Reforço que todas as unidades de saúde, podem atender ao público, entendendo a importância das Estratégias de Saúde da Família, conforme preconiza as normativas do Ministério da Saúde”, acrescentou. A secretária detalha ser o tempo atual de síndromes respiratórias e grande preocupação.

“É notório que atualmente temos um quadro agravante de sintomas respiratórios em crianças e adultos, e portanto a preocupação dos pais intensificou, e assim a procura por médico especialista, ou seja pediatra. Dessa forma há sempre o contato entre unidades para encaminhamento”, observou Daiane. A secretaria tem ciência da falta de profissionais e dificuldades para novas contratações de especialistas.

O Processo Seletivo Simplificado (PSS), em 2021, não teve inscritos. Novo edital será lançado com previsão de regularização e contratações até 22 de junho, segundo informou a secretária. Daiane orienta para, nos casos de urgência e emergência a população procurar o PA. Os atendimentos seguem a classificação de risco. “Mas aguardar sempre os atendimentos”, reforçou.

Daiane Ribeiro ressaltou ser importante acompanhar os quadros de gripes por mais de cinco dias, com febre alta e demais sintomas. “Portanto manter medicamentos recomendados e observar se o quadro mantém ou ocorre piora”, alertou. Ainda, outro detalhe é que no PA não há prerrogativa de ter pediatra. Em caso de urgência e emergência é acionado o sobreaviso do hospital para auxiliar na avaliação e encaminhamentos necessários.

Da redação com informações recebidas pela redação e secretária de Saúde e imagem de arquivo

Últimas notícias