Transferência diária de valor por Pix bate recorde com quase 60 milhões de operações

 Transferência diária de valor por Pix bate recorde com quase 60 milhões de operações

A plataforma online de transações financeiras Pix bateu novo recorde na última sexta-feira (04/03). Dados divulgados pelo Banco Centro do Brasil aponta que, nesse dia, foram realizadas 58.531.277 operações em tempo real. Somente no mês de fevereiro de 2021, foram realizadas 1,1 bilhão de transações de crédito entre contas, de acordo com a divulgação, mostrando a amplitude do serviço.

Contudo, o maior número de operações foi registrado em dezembro do ano passado, com o total um pouco superior, ficando em 1,4 bilhão. Em janeiro, houve breve queda e foram registradas 100 milhões de operações a menos que no mês anterior, fechando em 1,3 bilhão de operações. Mesmo assim, apontando o alto uso de serviço por parte dos brasileiros das transações via Pix.

Os dados do Banco Central mais atualizados sobre o Pix são do mês de fevereiro e apontam a existência de 408,6 milhões de chaves ativas no Brasil, relativas às contas de pessoas físicas e jurídicas. Desse total, 153 milhões eram aleatórias, 100,9 milhões com CPF, 87,8 milhões com número de telefone celular e 59,9 milhões com e-mail. Divulgação mostra a escolha dos clientes.

Essas mais 400 milhões de chaves são relativas a 122 milhões de usuários no país, sendo 113,6 milhões de pessoas e 8,4 milhões de pessoas jurídicas, como empresas e associações civis. O Pix foi lançado em 16 de novembro de 2020 e se tornou um dos meios mais usados por brasileiros, ficando apenas atrás de boletos e cartões de crédito. O serviço movimentava cerca de R$ 550 bilhões por mês.

Da redação com informações e imagem da Agência Brasil e Banco Central

Últimas notícias