Lula 38,9% e Bolsonaro 30,9% aponta pesquisa de intenções de voto para Presidência

 Lula 38,9% e Bolsonaro 30,9% aponta pesquisa de intenções de voto para Presidência

Lula imagem PT e Bolsonaro imagem Presidência da República

Os números são da empresa Paraná Pesquisa foram divulgados nesta quarta-feira (09/03) e mostram crescimento do percentual de eleitores com pretensão de voltar em Jair Bolsonaro (PL). Também queda na intenção de escolha por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Enquanto o ex-presidente retém 38,9% das intenções de voto, o atual está com 30,9%. No cenário de 2º turno a vantagem do petista é 8,7%. Há um mês era 14,4%.

Esses números, da pesquisa feita entre 3 e 8 de março e paga pela BGC Liquidez Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda – no valor de R$ 100.000,00, são parecidos com o levantamento da PoderData entre 27 de fevereiro e 1º de março. No caso, apontavam a mesma vantagem de Lula sobre Bolsonaro: 8% (40 a 32). Também são similares para os demais candidatos da disputa eleitoral.

Há um mês, a vantagem do ex-presidente era de 11%. Ele apresentava 40,1% das intenções de voto contra 29,1% do atual presidente, em pesquisa divulgada no início de fevereiro. No cenário de disputa para ao 2º turno a queda foi ainda maior. Lula liderava com 48,8% e Bolsonaro detinha 34,4%. Agora, o cenário mostra 46% frente a 37,3%. A vantagem caiu de 14,4% para 8,7%.

Esses números mostram ainda que Lula está caindo nas pesquisas, após um crescimento significativo de novembro de 2021 para fevereiro de 2022. Bolsonaro se manteve estável naquele período e, no levantamento atual, cresceu. Especialmente no cenário de um eventual 2º turno contra o petista. O percentual de queda do petista é praticamente a mesma margem de crescimento do atual presidente.

Especialistas analisaram os números e citam, entre outras coisas, a necessidade do PT levar em conta a força do bolsonarismo no Brasil, caso não queira ser derrotado nas urnas. Enquanto, Bolsonaro consegue potencializar o programa social para chamar de seu, ampliar outras despesas fazer uso de emendas parlamentares em busca de apoio, partidários de Lula ainda não demonstram preocupação com pesquisas.

Ainda, Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) disputam o 3º lugar, empatados na margem de erro. Tendo, respectivamente, com 7,4% e 6,8%. João Doria (PSDB) ocupa a 5ª posição com 2,2, seguido de Eduardo Leite com 1,3. Números que apontam o enfraquecimento da chamada 3ª via e mera disputa de coadjuvantes no cenário polarizado por Lula e Bolsonaro. Independente dos cenários cogitados.

O levantamento, segundo o Paraná Pesquisa, ponderou uma amostra de 2020 eleitores levando em conta sexo, faixa etária, grau de escolaridade, renda domiciliar e região. Pelo menos, 20% das entrevistas foram auditadas de forma simultânea na realização. Na estatística, se considera a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e tem grau de confiança na casa de 95%, com registro no TSE sob o nº BR-06682/2022.

Da redação com informações do Paraná Pesquisa e imagem reprodução Lula do PT e Bolsonaro da Presidência

Últimas notícias