Governo brasileiro coloca duas aeronaves de prontidão para retirar brasileiros da Ucrânia

 Governo brasileiro coloca duas aeronaves de prontidão para retirar brasileiros da Ucrânia

Os aviões multimissão KC-390 Millenium estão prontos para um possível transporte de brasileiros e demais americanos evacuados da Ucrânia. Dentre eles, há um grupo de atletas e familiares que estavam concentrados em hotel na capital Kiev e foram orientados pela Embaixada do Brasil para seguirem de trem até a fronteira. A informação foi confirmada neste sábado (26/02) pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Grupo de jogadores divulgou imagens nas redes sociais de dentro do trem. Eles estavam protegidos num abrigo de um hotel na capital da Ucrânia e seguem até a cidade de Chernivtsi, no sudoeste do país, de onde devem partir para a Romênia, saindo de terras ucranianas. Há outros americanos, de países como Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile que pediram auxílio ao Itamaraty para retirar seus cidadãos.

No caso, o Itamaraty pediu para avaliarem as situações de segurança até a estação, mandando link com localização. Ao conseguir embarcar o desafio seguinte é chegar até o destino e conseguir sair da Ucrânia, por conta do caos nos locais de embarque e desembarque e longas filas de imigração. A informação repassada é de que haverá um trabalho da Embaixada brasileira na Romênia na tentativa de auxiliar.

Sobre os voos para o Brasil, não foram divulgados detalhes da possível retirada. “As aeronaves são do mesmo modelo utilizado em outras missões humanitárias internacionais: o transporte de donativos para as vítimas da explosão em Beirute, capital do Líbano, em 2020; e o apoio emergencial à tragédia causada pelo terremoto ocorrido em agosto de 2021 no Haiti”, destacou a FAB.

Da redação com informações e imagem da Agência Brasil, e dados do Itamaraty

Últimas notícias