Canoinhas promove coleta de lixo eletrônico, na Semana Lixo Zero

 Canoinhas promove coleta de lixo eletrônico, na Semana Lixo Zero

Nesta semana a prefeitura está possibilitando o destino ambientalmente correto para eletrônicos, eletrodomésticos, baterias/pilha, lâmpadas e medicamentos vencidos. A ação é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Canoinhas, em parceria com a empresa GR Soluções Ambientais, na chamada Semana do Lixo Zero, e visa coletar resíduos sólidos que não são jogados no lixo comum.

“Vamos recolher os inservíveis em diversos pontos da nossa cidade oportunizando ao cidadão realizar o descarte ambientalmente correto gratuitamente”, destaca o secretário do Meio Ambiente, Agostinho Machado Filho. Este tipo de material, que será recolhido, não pode ser descartado no lixo comum devido alto poder de contaminação para a natureza. Disso a coleta realizada pela prefeitura com a empresa GR.

A prefeitura alerta para a importância da campanha e os objetivos ligados ao meio ambiente e proteção da saúde das pessoas. “Os resíduos eletroeletrônicos podem conter substâncias químicas perigosas à saúde e ao meio ambiente, como chumbo, cádmio, mercúrio, berílio. Por essa razão, o descarte incorreto provoca a contaminação do solo e da água, afetando o ecossistema e a saúde das pessoas”.

“Pilhas e baterias são feitas destes metais pesados. Dependendo da concentração, podem causar, a longo prazo, doenças no sistema nervoso, nos rins, nos ossos, etc. Pode causar inclusive câncer. As lâmpadas, especialmente as fluorescentes, contém mercúrio que é altamente prejudicial à saúde”, informa a assessoria de comunicação, por meio de nota relativa à iniciativa que iniciou na segunda-feira e segue ao longo da semana.

“Ao descartar os medicamentos no lixo comum, na pia ou no vaso sanitário, você estará contribuindo, mesmo sem saber, com um grave problema de saúde pública. Isso porque eles liberam resíduos químicos que contaminam o solo, os animais, rios, córregos e até mesmo a água que bebemos”, explica. “Os materiais serão coletados por nós e terão a destinação ambientalmente correta pela GR Soluções Ambientais”, cita o secretário.

Da redação com informações e imagem da prefeitura de Canoinhas

Últimas notícias