Verdadeiro ou falso? Alguns caminhoneiros questionam áudio atribuído a Bolsonaro

 Verdadeiro ou falso? Alguns caminhoneiros questionam áudio atribuído a Bolsonaro

Presidente Jair Bolsonaro com caneta Bic vermelha no Lançamento da Campanha Semana do Brasil, Palácio do PlanaltoFoto: Sérgio Lima/PODER 360

Se sabe da divulgação de um áudio atribuído ao presidente da República, Jair Bolsonaro. A fala supostamente pede o fim dos bloqueios nas rodovias das quais se sabe da existência em 16 Estados, conforme algumas divulgações feitas por portais de comunicação brasileiros. Mesmo com confirmação de ministro do governo federal, existem caminhoneiros entendendo que não é autêntica a divulgação. Governo ainda não se pronunciou sobre o assunto.

O áudio circula desde a noite desta quarta-feira (08/09) e provoca uma onda de questionamentos sobre a sua autenticidade. Bolsonaro teria afirmado que os bloqueios atrapalham a economia, por causar desabastecimentos e inflação, dentre outras coisas e prejudicar “em especial os mais pobres.” O presidente, nessa suposta fala, diz que os caminhoneiros são aliados seu e pede para que as estradas sejam liberadas para livre trânsito.

“A gente em Brasília aqui agora, não é fácil negociar e conversar com outras autoridades, mas a gente vai fazer a nossa parte e vamos buscar uma solução para isso, tá ok?”, se ouve no áudio, destacando o posicionamento. O Planalto ainda não se manifestou sobre o assunto nem pela veracidade e nem para desmentir uma fala criada e supostamente atribuída ao presidente Bolsonaro, apenas um ministro se posicionou.

Tarcísio de Freitas, que comanda o Ministério da Infraestrutura, afirmou ser autentico o áudio. Para justificar a divulgação, ele disse que há preocupação de Bolsonaro por efeitos econômicos, na inflação e que a paralisação pode causar efeito de aumento de preços de produtos, prejudicando os mais vulneráveis. O ministro, em sua fala, cita a necessidade de diálogo entre autoridades para solucionar essa situação.

O caminhoneiro Marinaldo Machado entende que o áudio não é autêntico. “Eu só posso falar para você que aquele áudio não é dele. A respeito do ministro, não tenho comentário nenhum”, aponta. O manifestante é tido como o ‘braço direito do caminhoneiro Zé Trovão’ e figura entre as principais lideranças independentes da categoria. Ele afirmou ao portal NCG News que o movimento só para quando tiver um vídeo datado do presidente.

Da redação com informações das redes sociais, NCG News e portais de informação e imagem da Sérgio Lima/ Aliança pelo Brasil

Últimas notícias