Aprovada “Lei da Doula” para acompanhamento de parto em São Mateus do Sul

 Aprovada “Lei da Doula” para acompanhamento de parto em São Mateus do Sul

Aprovada “Lei da Doula”. Foto: Nuk / Internet

Foi aprovada pela câmara de vereadores e sancionada pela prefeita Fernanda Sardanha o projeto de ‘Lei da Doula’ em São Mateus do Sul, no dia 25, de junho.  O projeto de Lei  3.002 visa a presença de doulas durante o período de trabalho de parto e pós-parto em ambientes médicos. O projeto aprovado prevê a presença das doulas nas maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares congêneres situados em São Mateus do Sul. A lei também aponta a atuação das profissionais nas consultas e exames de pré-natal, sempre que solicitado pela paciente.

Doula é um termo de origem grega que significa “mulher que serve” 

De acordo com a lei, às doulas permitidas são aquelas profissionais habilitadas em curso para esse fim que oferece apoio físico, informacional e emocional à pessoa durante a gravidez, especialmente, durante o trabalho de parto e pós-parto imediato.  As doulas colaboram assim para suporte contínuo, visando uma melhor evolução desse processo e o bem-estar da grávida.

A presença das doulas é opcional para a gestante, no entanto caso ela queira a presença da profissional, o hospital tem que autorizar a sua presença, cabendo a gestante arcar com os custos da contratação da profissional, no entanto, é proibido que o hospital faça algum tipo de taxação adicional.

As maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares congêneres promoverão individualmente o cadastro de cada doula que atua naquele estabelecimento, respeitando preceitos éticos, de competência e das suas normas internas de funcionamento. Para a futura mamãe

Luta pelo direito das gestantes

No mês de junho, foi realizada uma reunião no Hospital e Maternidade Dr. Paulo Fortes (HMDPF), envolvendo a diretora do Hospital Leila Ap Mendes, a secretária de saúde de São Mateus do Sul, Marly Perrelli, às doulas Daiane Sander e Patrícia Albuquerque (ambas de União da Vitória), além de mães e gestantes: Paula, Mariana e Bruna e outras profissionais da secretária de saúde.

Reunião realizada no HMDPF

A reunião teve como intuito, garantir os direitos das gestantes a ter um acompanhante, o qual já é Lei ( Lei federal11.108), desde 2005, bem como solicitar a aceitação do plano de parto que é sugerido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Na ocasião em entrevista a Cultura Sul, às mães e gestantes falaram sobre a importância de serem ouvidas e atendidas, em relação a esse momento tão importante da vida da mulher. A secretária de saúde Marly, comentou sobre os avanços na área da saúde no município e da importância de ouvir a população Sãomateuense.

As doulas também falaram sobre a liberdade da escolha da mulher em poder optar pela via de nascimento (parto normal ou cesariana), pela escolha do acompanhante, além de poder ter um atendimento diferenciado com o acompanhamento da Doula, assim como ter o seu plano de parto respeitado.

“Esse é um grande avanço para o município de São Mateus do Sul, que vai oferecer benefícios às mulheres que buscam uma gestação dentro de tudo que sonharam, conseguindo ter um acompanhamento, seja ele com doulas ou não, mas que seja humanizado, com respeito às escolhas da gestante”, disse Patrícia. Daiane explicou sobre o que é ser doula. “Doula é um termo de origem grega que significa “mulher que serve” e, apesar de não ser profissional de saúde, a sua atuação facilita a existência de um parto mais humanizado, já que é comum que a mulher se sinta desamparada neste momento”, comentou.

Ela explicou ainda o que é ter um parto humanizado. “O principio de parto humanizado, parte da mulher escolher dentro da segurança e do bem estar dela, como ela deseja parir. Lembrando ainda, que o médico tem autonomia para intervir em situações que haja necessidade. Nem todo parto natural é humanizado e nem todo parto humanizado precisa ser normal. A humanização do nascimento se refere a um conceito mais amplo de cuidado e empatia com o bebê a mulher e suas escolhas”, frisou Daiane.

Qual a sua função da Doula?

Patrícia explicou que a doula tem como principal função dar assistência à mulher no que diz respeito à gravidez, parto e cuidados com o bebê. Outras funções desempenhadas pela doula são:

Conheça um pouco mais sobre o que uma doula faz
  • Fornecer informações baseadas em evidências à parturiente sobre diversos temas relacionados ao parto e à amamentação
  • Acompanhar a evolução da gestação, parto e pós-parto
  • Auxiliar a gestante no plano de parto
  • Facilitar, com indicação de exercícios, o posicionamento e a descida do bebê
  • Ensinar técnicas de preparo perineal
  • Ensinar técnicas de propriocepção
  • Ensinar a cronometrar as contrações
  • Adequar o ambiente do parto para o bem-estar da parturiente
  • Incentivar a participação ativa do acompanhante no trabalho de parto
  • Orientar na respiração
  • Indicar técnicas de hidroterapia, no caso de trabalho de parto na água
  • Identificar distocia  emocional
  • Incentivar o vínculo no primeiro contato mãe-bebê
  • Incentivar a amamentação da primeira hora pós-parto
  • Auxiliar na amamentação

Desta forma, a presença da doula, tanto em casa como no hospital, pode favorecer a diminuição da ansiedade da gestante, a dor, além de facilitar um ambiente calmo e acolhedor.

Da redação Cultura Sul

Últimas notícias