Você sabe quais alimentos são considerados saudáveis?

 Você sabe quais alimentos são considerados saudáveis?

Nutricionista Camila alerta para o consumo de alimentos frescos.

No nosso dia a dia, muito se fala sobre alimentação saudável, principalmente na pandemia, buscando aumentar a imunidade, mas na correria diária nem sempre conseguimos ingerir todos os nutrientes necessários. Diante disto, a nutricionista Camila Ap. Pimentel Krug, explica o que são alimentos saudáveis, e como ter uma alimentação nutritiva todos os dias, com alimentos de fácil acesso.

Alimentos saudáveis são aqueles famosos “in-natura” – sem processamento industrial.

Camila contou, que é muito importante saber que os alimentos considerados saudáveis e nutritivos são aqueles sem a adição de produtos químicos, ou modificados artificialmente. “Alimentos saudáveis são aqueles que provém da natureza, plantas, e de animais. Por exemplo, o arroz e o feijão, são alimentos comercializados pelas indústrias, mas é a natureza quem produz, assim como os legumes, verduras e hortaliças.

Ela explicou, que os alimentos naturais são mais nutritivos por serem “in-natura” (sem processamento industrial), possuindo grandes quantidades de macronutrientes que são: proteínas, carboidratos, lipídeos, e também micronutrientes como: vitaminas, minerais e fibras alimentares que proporcionam benefícios para o bom funcionamento do organismo.

“É interessante adquirir alimentos dos produtores rurais da região. Outra dica é sempre ficar atento para comprar alimentos frescos no mercado. Ter uma alimentação saudável e nutritiva vai além de ter disponível somente “alimentos de verdade”, na culinária é interessante utilizar temperos naturais como: pimenta, cebola, alho e especiarias”, lembrou Camila.

Outra dica importante da nutricionista é na hora de montar o prato. “Opte por uma refeição harmoniosa, quanto mais colorido e diversificado são as escolhas dos alimentos mais nutritivo será”, disse. Mas fica um alerta para quem acaba se privando de algum alimento que é considerado “ruim”, A nutricionista Camila, enfatizou que é de extrema importância deixar claro que nenhum alimento por si só, é prejudicial à saúde.

 “Devemos ter consciência do que são as escolhas saudáveis, mas não devemos nos privar de consumir os alimentos por serem considerados “ruins”, tudo gira em torno de um equilíbrio alimentar como se fosse uma balança com dois lados, desta forma somos livres para consumir o que desejamos, mas do outro lado temos que ter o discernimento do controle e dos limites”, enfatizou.

Segundo ela, privar-se de consumir o que tem vontade, acaba gerando compulsão e consequentemente aumento de peso, por isso é importante consumir os alimentos de forma moderada, isso é a reeducação alimentar que modifica os hábitos alimentares para melhor, criando uma boa relação com os alimentos. Camila relatou que as dicas e orientações para escolhas saudáveis dos alimentos são uma só, porém, cada pessoa é única, possuindo necessidades nutricionais diferentes umas das outras.

Da redação Cultura Sul FM com informações e foto da nutricionista

Veja também