Bacil apresenta projeto de lei para que Dia do Tropeiro seja comemorado em 26 de abril no Paraná

 Bacil apresenta projeto de lei para que Dia do Tropeiro seja comemorado em 26 de abril no Paraná

Foto: Sidnei Muran

A proposta de Bacil começou a tramitar nesta segunda-feira (29) na Assembleia Legislativa e altera um artigo de uma lei de 2004.
A ideia surgiu após a passagem do deputado pela cidade no último final de semana, durante as comemorações.
“A história do tropeiro se confunde com a da Lapa. E justamente por isso busco esse alinhamento. A alteração é legitima”, afirma.
Emerson Bacil visitou o Museu do Tropeiro no sábado (27).
O local possui vários objetos e cenários recriados. Um sonho idealizado e realizado por Hilário Rodrigues dos Santos. Aos noves anos, ele fez o percurso de muitos homens “feitos”, de Palmas à Lapa, entre 1957 e 1958. Na memória, guarda os desafios de conduzir o gado em meio aos animais selvagens e outros desafios.
O legítimo tropeiro, que usou o Caminho das Tropas para conduzir gado de Viamão/RS até Sorocaba/SP, explicou a importância da Lapa no contexto. “A tropa era deixada aqui, no ponto de parada para ganhar peso, por cerca de três meses para depois seguir em direção ao Rio Grande do Sul e depois São Paulo”, detalha.
No Museu do Tropeiro, ao lado de Márcio Assad – historiador, lapeano e defensor da representatividade das tropas para o País – Hilário mostrou as relíquias que foi juntando ao longo de sua lida com o gado. “Sempre comprei e vendi gado. Só fiz isso na vida”, explicou o dono do espaço que guarda desde um freio usado pela princesa Izabel até implementos agrícolas.
“É conhecendo a história que damos valor a ela”, finaliza Bacil.

🔊No link, áudio do deputado sobre o assunto: https://bit.ly/2WeOYZI

Matéria: Andressa Tavares

Últimas notícias

Leave a Reply