Tradição e cultura: festa da Água Branca encerra em grande estilo eventos alusivos ao “Mês Polonês” em São Mateus do Sul

  Tradição e cultura: festa da Água Branca encerra em grande estilo eventos alusivos ao “Mês Polonês” em São Mateus do Sul

O município de São Mateus do Sul encerrou em grande estilo o “Mês Polonês” nesse domingo (27), na grande festa da comunidade da Água Branca, que conta com uma procissão que dura o mês inteiro e que termina com a tradicional festa polonesa em homenagem à Nossa Senhora de Czestochowa, na Igreja Centenária da Água Branca, que contou com missa e a participação conjunta do Coral Polonês Karolinka e Serce Polslkie de Rio Claro do Sul.

O presidente da Braspol, Núcleo de São Mateus do Sul, Crisanto Nogueira Cavalcante, expressou alegria, entusiasmo e disse que a programação e o público da 29ª Tradycje Polski superou as expectativas. “São Mateus é uma comunidade onde 75% da população é composta por descendentes de poloneses. O “Mês Polonês” em São Mateus do Sul é, portanto, muito mais do que uma série de eventos; é uma celebração da rica herança cultural polonesa que continua a prosperar e inspirar a comunidade local”, frisou e ainda explicou que o mês de agosto é uma oportunidade para todos os munícipes e visitantes se envolverem e se encantarem com essa cultura vibrante e diferente que moldou a identidade desta região

Durante o mês de agosto, foram organizados vários eventos oficiais, incluindo exposição de arte polonesa, bailes com a tradicional abertura da vodka polonesa e a coroação da rainha, a Festa da Boa Colheita, noites de talentos, noites de autógrafos, missa, jantar e com comidas típicas polonesas, carreatas, cavalgadas, procissões e eventos típicos que cativaram a comunidade. Crisanto enfatizou a colaboração entre diversas entidades e parcerias que se uniram para realizar um “Mês Polonês” que São Mateus do Sul e a região nunca viram antes. Ele agradeceu a toda comunidade que abraçou a proposta, destacando a importância de unir esforços para mostrar a força da cultura local e manter viva a memória dos antepassados.

“Todos os eventos foram um sucesso. São Mateus do Sul é o único município do Brasil que realiza um mês alusivo com comemorações em agradecimento a herança que os imigrantes poloneses deixaram a todos nós. Só temos que agradecer o apoio de todos, estamos muito satisfeitos e felizes com o sucesso da 29ª Tradycje Polski. Hoje estamos com a sensação de dever cumprido e agora já vamos pensando para 2024 Na 30ª Tradycje Polski que com certeza será mais um sucesso”, enfatizou Crisanto.

Cultura Polonesa preservada

Descendente Polonês, José Carlos Janowski, celebrou o sucesso dos eventos do mês polonês. “É um orgulho se descendente polonês. O “Mês Polonês” em São Mateus do Sul, é um evento repleto de atividades que celebram a cultura e a herança polonesa, que superou todas as expectativas.

“Ver o ‘Mês Polonês’ crescer e florescer a cada ano é uma experiência incrível. A energia e a paixão que nossa comunidade demonstra durante esse período. Este mês não é apenas uma celebração da cultura polonesa, mas também uma oportunidade para fortalecer os laços e reviver a nossa cultura muitas vezes esquecida”, comentou Janowski.

Ele enfatizou que a herança polonesa é uma parte intrínseca da identidade da região, e o “Mês Polonês” é um lembrete vívido de como essa cultura continua a prosperar e enriquecer a vida de todos na comunidade.

“A história de nossos antepassados ​​poloneses é uma história de resiliência e coragem. O ‘Mês Polonês’ nos permite honrar essa herança e transmiti-la para as gerações futuras. É uma celebração da nossa história e também um compromisso de preservá-la”, acrescentou Janowski.

Ao finalizar suas palavras, José Carlos Janowski expressou sua esperança de que as “Mês Polonês” continuem a crescer e prosperar nos anos vindouros, enriquecendo ainda mais a vida dos habitantes de São Mateus do Sul e mantendo viva a chama da cultura polonesa na região.

Portal 97

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal 97 pelo WhatsApp (42) 99907-2942

Últimas notícias