Fiscalização conjunta garante qualidade dos combustíveis em postos de São Mateus do Sul

 Fiscalização conjunta garante qualidade dos combustíveis em postos de São Mateus do Sul

Foto: Portal 97/Divulgação

Na quarta e quinta-feira (20), órgãos de fiscalização se uniram em uma operação conjunta para inspecionar postos de combustíveis em São Mateus do Sul. O Procon do município, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP) e o Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) E Polícia Civil (PC), se uniram com o objetivo de apurar a qualidade e a quantidade dos produtos comercializados nos estabelecimentos.

Durante a ação, três postos de combustíveis foram minuciosamente inspecionados por meio de coletas de amostras para análise. A ação faz parte da primeira etapa do processo de fiscalização, e as autoridades responsáveis informaram que planejam alcançar 100% dos postos da cidade e região em próximas etapas.

Os resultados preliminares da fiscalização foram considerados positivos, afirmou Maria Izabel, coordenadora do Procon local: “Inicialmente, obtivemos resultados positivos nesses primeiros três postos com a verificação in loco, sem qualquer tipo de alteração nos combustíveis e nenhuma mudança nas bombas que fossem desfavoráveis ao consumidor”, explicou.

A fiscalização conjunta visa assegurar que os postos estejam em conformidade com as normas e padrões estabelecidos para garantir a qualidade dos combustíveis comercializados e a transparência nas informações fornecidas aos consumidores.

Izabel ressaltou ainda, a importância da colaboração da sociedade nesse processo de fiscalização, destacando que a participação ativa dos consumidores é fundamental para garantir um mercado mais justo e transparente para todos. “Com base nos resultados obtidos até o momento, a população pode ficar mais tranquila com relação à qualidade dos combustíveis disponibilizados nos postos de São Mateus do Sul, mas as investigações continuarão para garantir a manutenção desse padrão. Informamos que daremos continuidade para inspecionar todos os postos da cidade e região”, afirmou.

VOCÊ SABIA?

Durante uma ação de fiscalização em um posto, os fiscais da ANP verificam a qualidade dos combustíveis (se estão dentro das especificações da ANP), itens referentes a exigências de segurança e de proteção ao meio ambiente, prestação de informações corretamente ao consumidor, documentação, entre outros itens relacionados ao cumprimento das normas da Agência. O combustível é considerado não-conforme quando há desvio em relação a qualquer um dos itens da especificação definida pela ANP para o produto. Atenção: A adulteração é a adição ilegal de qualquer substância ao combustível. O produto não-conforme não é necessariamente resultado de adulteração proposital, podendo ser resultante de contaminação.
Os resultados das ações de fiscalização da ANP são públicos e podem ser acompanhados no Painel Dinâmico da Fiscalização do Abastecimento.

Os fiscais do IPEM realizam a verificação metrológica. Durantes os testes, os fiscais conferem o volume de combustível medido pelas bombas e de cada dispositivo da máquina, tais como mangueira, painel e bico estão em conformidade com a portarias Inmetro.

Portal 97

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Últimas notícias