Profissionais da enfermagem fazem paralisação e pedem que promessa seja cumprida pelo prefeito de São João do Triunfo

 Profissionais da enfermagem fazem paralisação e pedem que promessa seja cumprida pelo prefeito de São João do Triunfo

Foto: Imagem recebida via WhatsApp

Profissionais de enfermagem em São João do Triunfo iniciaram uma manifestação na manhã desta quinta-feira (29), pedindo que o piso salarial seja pago. Segundo uma das enfermeiras que preferiu não se identificar, em 2022 o prefeito prometeu a garantia o pagamento do piso assim que o veto para pagamento fosse derrubado. Agora, os profissionais se veem diante de uma realidade diferente.

“No ano passado, o prefeito afirmou que, independentemente dos recursos, o município teria condições de pagar o piso salarial aos profissionais de enfermagem. No entanto, atualmente, o pagamento não está sendo realizado e o prefeito se recusa a receber os representantes da classe”.

Como resposta a essa situação, os profissionais de enfermagem decidiram iniciar uma paralisação como forma de protesto. Eles reivindicam o cumprimento da promessa feita pelo prefeito e compensado o pagamento do piso salarial estabelecido por lei. Diante da pressão, o prefeito chamou os representantes dos profissionais de enfermagem para uma reunião ainda nessa manhã de quinta-feira.

Segundo a enfermeira que entrou em contato com o Portal Cultura Sul, no encontro, ele considerou que o pagamento do piso salarial seja feito apenas como um complemento, somando o valor da insalubridade e do triênio aos profissionais que não recebem o valor do piso.

“Desta forma, aqueles que já recebem um valor equivalente devido ao tempo de serviço não são beneficiados, ou seja, o tempo de serviço não conta nada”, explicou. A situação gera insatisfação entre os profissionais de enfermagem, que consideram a proposta do prefeito injusta e em desacordo com as garantias exigidas em lei.

A paralisação dos profissionais de enfermagem foi encerrada após a conversa com o Prefeito, mesmo insatisfeitos. Quando perguntados se aceitaram a proposta do prefeito a enfermeira foi enfática. “Ele só nos comunicou, não foi uma proposta, sem contar a forma que ele e secretária nos trataram, como palhaças”, relatou indignada.

Segundo a profissional, a categoria espera que o prefeito reconsidere sua posição e cumpra com o compromisso firmado anteriormente, garantindo o pagamento do piso salarial a todos os profissionais de enfermagem, independentemente do tempo de serviço.

A equipe do Portal Cultura Sul FM entrou em contato com a secretaria de saúde para ter um posicionamento da prefeitura em relação ao assunto, e através da secretária de saúde do município Etiele Lara a secretária encaminhou uma nota sobre o ocorrido:

Nota de esclarecimento da secretaria de Saúde na integra:

Na data de hoje, em todo o país, ocorreram paralisações a manifestações reivindicando o pagamento do piso da enfermagem, que foi sancionado pelo Governo Federal , porém até o presente momento, não houve repasse dos recursos para que o complemento dos salários do piso.
Em São João do Triunfo não houve paralisação, a prestação de serviços na Secretaria Municipal de Saúde ocorreu normalmente.
Entretanto, houve uma reunião com o Prefeito, Secretária de Saúde, equipe da Prefeitura Municipal de São João do Triunfo, Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem, para esclarecer as dúvidas referentes a implantação do piso.
Dentre as informações repassadas , foi que A Portaria 597 não cobre os gastos com o pagamento do piso, e que tais valores ainda não foram repassados pelo governo federal, mesmo assim, o município de São João do Triunfo fará o aporte de recursos para que os profissionais de enfermagem possam receber o piso, como já vem fazendo, pois já fora dado um acréscimo de 55% para a classe, faltando aproximadamente 25% para o cumprimento do piso, mesmo o Governo federal ainda não ter concedido o repasse.
De outro lado, ao contrário da maioria da cidades brasileiras, em dezembro de 2022, o Município de São João do Triunfo, concedeu aumento salarial para todos os funcionários, que em alguns casos chegaram a 40% de aumento, Para a classe dos técnicos e auxiliares de enfermagem o reajuste chegou a 55% e o salários destes profissionais passou de R$1.521,60( um mil quinhentos e vinte e um reais e sessenta centavos para R$2.358,48. ( dois mil trezentos e cinquenta e oito reais e quarenta e oito centavos).

Da redação Cultura Sul FM

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Últimas notícias