Depois do Rio Grande do Sul, chuvas e riscos de enchentes preocupam catarinenses

 Depois do Rio Grande do Sul, chuvas e riscos de enchentes preocupam catarinenses

Rio do Sul abre os primeiros abrigos na cidade. O município recebe as águas dos rios Itajaí do Sul e Itajaí do Sul, formando o Itajaí-açu e descendo em direção a Blumenau e chegando em Navegantes onde deságua no Oceano Atlântico. Em todo esse eixo causa preocupação com as chuvas e possibilidade inundação, com Blumenau em nível de atenção da Defesa Civil.

A prefeitura de Rio do Sul, por exemplo, prevê enchente na cidade ainda neste sábado (18). A Defesa Civil, com base na previsão de chuvas, cogita a possibilidade do nível do Itajaí-Açu alcançar entre 7,5 e 8,5 metros. Com isso, moradores das áreas mais baixas são atingidos. A cota de inundação é 8,5 metros. Há quatro abrigos abertos na cidade caso pessoas fiquem desabrigadas.

Inclusive, algumas ruas alagaram na tarde deste sábado e a recomendação da Defesa Civil é para os moradores dessas áreas “se preparem para uma enchente e, se necessário, procurem os abrigos”. A região teve chuva na casa de 120 milímetros nas últimas 24h e a previsão é de mais até o domingo, quando o volume deve diminuir consideravelmente.

Houve fechamento de barragens, na tentativa de amenizar o avanço do nível da cheia. O alerta da Defesa Civil significa “risco alto para ocorrências”, em áreas do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Norte, Litoral Norte e parte das regiões do Planalto Sul e Litoral Sul. Blumenau está em estado de observação, mas já com nível próximo para atenção. O rio Itajaí-açu estava no nível de 1,54m na manhã de ontem, na tarde hoje saltou para 3,57m às 17h.

Portal 97 com informações da Defesa Civil e imagem da prefeitura de Rio do Sul.

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal 97 pelo WhatsApp (42) 99907-2942 ou (42) 9833-7197

Últimas notícias