Criança de 2 anos fica em estado grave após pia cair sobre ela no interior do Paraná

 Criança de 2 anos fica em estado grave após pia cair sobre ela no interior do Paraná

Criança de 2 anos fica em estado grave após pia cair sobre ela — Foto: SAMU

Uma criança de dois anos e oito meses foi socorrida em estado grave após um tanque multiuso cair sobre a criança dentro de casa em Loanda, no noroeste do Paraná, segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Conforme o médico intervencionista do Samu, Mauricio Lemos, o helicóptero da corporação foi usado para fazer a remoção da criança para o Hospital Universitário de Maringá (HU). O caso foi registrado na tarde de segunda-feira (29).

De acordo com informações dos pais repassadas à equipe, a criança se pendurou no tanque que caiu sobre o corpo da menina e furou a barriga.

“A criança precisou ser intubada em estado gravíssimo. Infelizmente uma tragédia. Um acidente doméstico. Vamos torcer para que ela fique estável”, disse.

A criança passou por cirurgia nesta madrugada, segundo última atualização na manhã desta terça (30).HU. O estado dela é grave.

Saiba como evitar acidente doméstico

Acidentes domésticos estão entre as maiores causas de mortes de crianças e adolescentes com idade entre zero e 14 anos, segundo dados preliminares do Ministério da Saúde. No ano passado, foram 8,6 mil, nessa faixa etária, no Brasil, o que corresponde a uma média de 23 óbitos por dia.

O pediatra Daniel Becker alerta para alguns dos maiores perigos de cada faixa etária, listados também pelo Ministério da Saúde.

  • Queda: o primeiro acidente da vida de uma criança geralmente é a queda do trocador ou queda da cama dos pais. Com três e quatro meses, ela começa a conseguir rolar. A recomendação é não se colocar kit-berço, almofadinhas, travesseiros, cobertores soltos, nada que pode interferir com a respiração, o berço seguro é: criança, colchão e lençol que envolve o colchão, nada mais.
  • Engasgo: ele acontece especialmente a partir dos seis meses. É preciso evitar alimentos duros e pequenos. Não pode ter ração de bicho no chão com uma criança engatinhando em casa.
  • Intoxicação e ferimentos: evitar comprimidos e gavetas na altura da criança, que ela possa abrir. Pode ter faca, agulha, remédios e produtos de limpeza.
  • Queimadura: a criança deve ficar longe da cozinha. Caso ocorra, leve para água corrente e fique de 5 a 10 minutos na água corrente, porque a queimadura continua ocorrendo depois que a criança queimou.
  • Afogamento: boias promovem afogamento, então é preciso usar colete salva-vidas infantil. E sempre atenção com a circulação solta de crianças em casa que tem piscina, especialmente piscina não cercada.

Com informações G1 Paraná

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Últimas notícias