Polícia Civil e Militar do Paraná se manifestam sobre possíveis ataques a escolas e Fake News

 Polícia Civil e Militar do Paraná se manifestam sobre possíveis ataques a escolas e Fake News

Famílias estão preocupadas com mensagens controversas que chegam pelas redes sociais sobre possíveis massacres a escolas. Após o ataque a uma creche de Blumenau em Santa Catarina, no dia 05 de abril, uma onda com mensagens relatando possíveis novos ataques em escolas e creches vem apavorando pais que não sabem no que acreditar, no que é real e no que é Fake News.

Devida a propagação destas mensagens na sua maioria inventadas, as chamadas “Fake News”, a Polícia Civil e Militar do Paraná se posicionaram, buscando informar e acalmar a população. Muitos não sabem, mas as Fake News têm um grande poder viral, isto é, espalham-se rapidamente.

As informações falsas apelam para o emocional do leitor/espectador, fazendo com que as pessoas consumam o material “noticioso” sem confirmar se é verdade seu conteúdo. O poder de persuasão das Fake News é maior em populações com menor escolaridade e que dependem das redes sociais para obter informações. No entanto, as notícias falsas também podem alcançar pessoas com mais estudo, sendo muitas vezes repassada com vídeos e áudios modificados.

Buscando tranquilizar a população, a Polícia Civil do Paraná emitiu na noite de terça-feira (11), um conteúdo de utilidade pública sobre o assunto.

Segue a nota da Polícia Civil do PR

Cuidado com o efeito contágio, pois ao compartilhar notícias de massacre ou de possível atentado, seja por texto, fotos, áudios ou qualquer material, isso pode encorajar algum infrator a concretizar o ataque. A história nos mostra que esse é um meio de aumento de casos.

Mas fique calmo(a), a maioria dos casos são Fake News criadas pelos próprios alunos ou ex-alunos, com a intenção de gerar insegurança, pânico, para ter visibilidade, fazer brincadeiras de mau gosto ou até mesmo impedir as aulas.

Orientamos que os pais monitorem o que os seus filhos estão acessando e compartilhando na internet e com quem estão conversando (incluindo chats de jogos/videogame), bem como quais redes sociais eles usam e seus perfis utilizados. Também recomendamos criar o hábito de sempre verificar o que os seus filhos guardam em seus armários e gavetas, bem como, antes de saírem para a escola, o que estão carregando na mochila.

 Por fim, conversem com seus filhos e expliquem o perigo de compartilhar informações sem ter certeza de sua veracidade, pois poderá ser responsabilizado por ato infracional caso anuncie de forma falsa que irá ocorrer algum massacre.

Adultos e adolescentes envolvidos em ameaças ou planejamento de ataques serão presos pela PCPR e irão responder criminalmente por seus atos. Se a instituição de ensino for na Região Metropolitana de Curitiba ou cidade do interior do Paraná, entre em contato com a delegacia local ou utilize o disque-denúncia pelo 181

Lembre-se, tire print da mensagem com a ameaça de maneira que seja possível identificar o número de telefone ou o perfil da rede social do ameaçador, bem como demais dados que identifiquem o agressor e a rede social utilizada para veicular a ameaça. Por fim, lembre-se: a segurança pública é dever do Estado e responsabilidade de todos.

Nota da Polícia Militar

Devido ao atentado contra a vida de crianças em uma escola em Blumenau–SC, o 27º Batalhão de Polícia Militar de União da Vitória – PR tem sido recorrentemente demandado com relação a um posicionamento referente a medidas de prevenção à possibilidade de uma ocorrência semelhante em nossa região. Reforçamos que não existe nenhuma informação concreta, ou mesmo dados que possam indicar a possibilidade de que haja um atentado semelhante a esse em nossas escolas.

Todavia, compreendemos o temor dos familiares, professores e funcionários das escolas diante desse cenário e, por conta disso, intensificaremos nosso policiamento nas escolas de União da Vitória, principalmente, como forma de tranquilizar e fornecer apoio a essas pessoas. Mas reiteramos que não há motivo para alarde, uma vez que não existem dados e informações suficientes que possam indicar a possibilidade de uma ação similar ao que, infelizmente, ocorreu no município de Blumenau-SC.

A equipe de jornalismo do Portal Cultura Sul conversou com o subcomandante da Polícia Militar (PM) de São Mateus do Sul, Asp. Vinicius Mordhost, que reiterou que os trabalhos de policiamento serão intensificados nas escolas de São Mateus do Sul, São João do Triunfo, Antonio Olinto e região.

“Todos os estabelecimentos de ensino serão contemplados, mas reforçamos que não há nenhuma informação que indique algum ataque na cidade. Realizaremos o policiamento preventivo afim de garantir a segurança de todos”, destacou Vinicius que esclareceu ainda, que esses ataques a escolas são realizados por pessoas mentalmente perturbadas, não há nenhum tipo de organização por trás ou grupo.Com o caso de Blumenau surgiu diversos boatos também de ligação com jogos e outros ataques, mas não temos nenhuma informação de ataque previsto e se alguma pessoa tiver informações concretas a respeito de ataques deve enviar no nosso disque denúncia.

Disque Denúncia do 27° BPM está de número novo: (42) 35232307. Este número é exclusivo para receber Denúncias, as quais são completamente anônimas – o sigilo é garantido. Vale ressaltar que esse não é um número de emergência. Para atendimentos de ocorrências ligue 190 ou baixe e realize o cadastro no aplicativo 190 PR, disponível no link abaixo.

Da redação Portal Cultura Sul FM

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Últimas notícias