São Mateus do Sul convoca grupos prioritários para vacinação contra a gripe

 São Mateus do Sul convoca grupos prioritários para vacinação contra a gripe

São Mateus do Sul iniciou a campanha de vacinação contra a gripe de 2023 nesta terça-feira (28). Estão convocadas neste primeiro momento, pessoas com 60 anos ou mais e também crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias).

A vacina Influenza Trivalente protege contra três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e influenza B e está disponível para os seguintes grupos prioritários: Os grupos prioritários definidos para a campanha de vacinação são:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos.
  • Idosos com 60 anos ou mais.
  • Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto).
  • Trabalhador da Saúde.
  • Professores do ensino básico e superior.
  • Pessoas comorbidades.
  • Pessoas com deficiência permanente.
  • Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento.
  • Caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo rodoviário.

Segundo a Secretária de Saúde do município, Daiane Metka RibeiroNeste, nesse primeiro momento, o município recebeu 1.500 doses da vacina, que estão sendo disponibilizadas no Centro de Saúde, ESF da Palmeirinha, Bom Jesus e Americana das 8h às 12h e das 13 h as 16h e assim que o governo encaminhar mais doses de vacina, a secretaria estará divulgando as datas e locais da vacinação nas outras Unidades de Saúde.

“Nossa meta é vacinarmos aproximadamente 15 mil são-mateuenses dentre eles 6.256 idosos, 3.718 crianças menores de seis anos, 1.233 professores, 875 trabalhadores de saúde, 516 gestantes e puérperas entre outros”, explicou a Secretária de Saúde do município, Daiane Metka Ribeiro.

A secretária informou ainda, que a campanha é nacional e estava prevista para começar em 10 de abril, mas foi antecipada o início.

“Já estamos vacinando os grupos prioritários com a dose bivalente contra a Covid-19, e assim aproveitaremos a mesma ocasião. Devido o clima da região sul começa a mudar com a entrada do inverno, precisamos nos prevenir antes, pois não queremos que as doenças respiratórias se desenvolvam para formas graves que possam levar a morte, o que ocorre com maior frequência em indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção”, explicou

Da redação Cultura Sul FM

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Últimas notícias