Programa Meu Brasil visita e divulga São Mateus do Sul em reportagem na TV Evangelizar

 Programa Meu Brasil visita e divulga São Mateus do Sul em reportagem na TV Evangelizar

Produtos e erva-mate, história dos imigrantes, cultura polonesa e dos tropeiros e o Rio Iguaçu. As curiosidades de São Mateus do Sul passaram neste domingo (11/12) no programa Meu Brasil da TV Evangelizar, onde o padre Reginaldo Manzotti comanda a programação religiosa. A apresentadora Lilian Abreu destacou a variedade cultural, os potenciais e as raízes que sustentam a história são-mateuense.

Comer um bolo a partir da inserção de erva-mate na receita, provando produtos para além da cuia. Haroldo Ferreira, presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de São Mateus do Sul (Codesamas) apresentou, dentre outras coisas, o suco, o sorvete e mousse à base de erva-mate. Também a caipirinha com a essência do produto, ampliando as opções da gastronomia e fortalecendo a cadeia produtiva.

A erva-mate para exportação foi um dos pontos apontados, a partir do selo da IG-Mathe, onde é rastreada desde o plantio até a embalagem final. Bem como, o museu histórico da Casa da Memória Padre Bauer, seus documentos e fotografias. Passando pelo símbolo do município, brasão, malhador da erva-mate de barbaquá, bruacas de couro para transporte da erva-mate sobre o lombo de animais no século passado.

A história dos poloneses também passou pela tela da TV Evangelizar, o culto à Nossa Senhora de Czestochowa (padroeira da Polônia) e venerada no município. O vapor Cruzeiro, na Casa da Memória, ilustra a história da navegação. Exemplificado pelo vapor Pery, na Praça do Iguaçu. Também a marina e passeio pelo Rio Iguaçu. Tanto ele quanto os seus afluentes foram usados na navegação fluvial.

O Centro de Tradição Gaúcha (CTG) exemplificou, na reportagem, a história dos tropeiros e suas tradições com lidas campeiras. Da mesma forma a importância de São Mateus do Sul ser a Capital Polonesa do Paraná e todo o contexto relacionado a essa cultura, representatividades e permanências, na gastronomia e tradições. Reforçando essas permanências, história e cultura da etnia.

O grupo Karolinka representou também a cultura polonesa, em meio a uma breve apresentação de dança típica. O programa conta um pouco da história da cidade, da erva-mate, modos produtivos, memórias, tradições e contexto culturais existentes. Também, os produtores derivados que saíram da cuia e perfazem diversos a gastronomia e bebidas. Num contexto de valorização de São Mateus do Sul.

Da redação com informações da reportagem e imagem/reprodução reportagem disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=ImXovyVq_2o

Últimas notícias