Prefeita de Ponta Grossa tem pedido de cassação protocolado na Câmara com base na CPI da Saúde

 Prefeita de Ponta Grossa tem pedido de cassação protocolado na Câmara com base na CPI da Saúde

O vereador Geraldo Stocco enviou nesta quarta-feira (22/11) o pedido de cassação de mandato da prefeita Elizabeth Schmidt (PSD). O parlamentar sustenta sua solicitação em possíveis infrações político-administrativas e improbidade administrativa, baseadas nas investigações fundamentadas no relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde realizada dentro do Legislativo municipal.

Dentre os apontamentos estão: fabricação de emergência com a contratação da empresa HYGEA; Auditoria especial n° 004/2021; Pagamento a mais do contrato junto a IDEAS; Fechamento do PAI no HUMAI sem planejamento prévio; Fechamento total do Hospital Municipal Amadeu Puppi, onde a Vigilância Sanitária havia interditado apenas o Bloco Cirúrgico e a Situação da Unidade de Saúde Antônio Saliba.

O documento contém 39 páginas e deve ser votado, esse pedido de cassação de mandato, nesta quarta-feira (23/11). O vereador, conforme divulgado por portais de Ponta Grossa, mencionou haver omissão e indícios de improbidade, com base no relatório final da CPI da Saúde, da qual Stocco foi relator. Dentre outras coisas, a fiscalização teria revelado o vencimento de quase 6 mil doses de vacinas contra a Covid-19.

A CPI enviou as informações coletadas ao Ministério Público Estadual e Federal. “É preciso que a gestão tenha uma atenção de prioridade para a saúde. Por exemplo, com o fechamento do Hospital Municipal, tivemos a superlotação das nossas UPAs. Foram 109 mortes na UPA Santana nos últimos seis meses e 67 na UPA Santa Paula, muito em decorrência das pessoas que ficavam aguardando vagas na central de leitos”, citou a vereadora Joce Canto (PSC).

Enquanto isso, a prefeita recebia a premiação do programa “Ponta Grossa Sustentável: transformando resíduos em energia”. No caso, considerado um dos melhores projetos em todo o Paraná, através do prêmio Gestor Público Paraná 2022, concedido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep). Elizabeth Schmidt não se pronunciou oficialmente sobre o pedido de cassação.

Da redação com informações da Câmara, portais e redes sociais e imagem reprodução Facebook/Prefeita Elizabeth

Últimas notícias