Maria Fumaça retorna para estação em União da Vitória para evento de turismo e se estipula retorno de passeios

 Maria Fumaça retorna para estação em União da Vitória para evento de turismo e se estipula retorno de passeios

Andar numa icônica locomotiva à vapor é o que o setor de turismo de União da Vitória e Porto União prevê para o início de 2023. A locomotiva 310, uma Maria Fumaça praticamente toda restaurada, recebeu autorização para se deslocar da sua garagem e oficina de reparos até o Espaço Estação União, na Expo Sul Turismo realizada no final de semana, reunindo a região com foco no setor.

O tradicional apito, somado do barulho da locomotiva circulando sobre os trilhos e alimentada à lenha no seu combustível para se movimentar, fizeram parte do cenário de fim de tarde, num trajeto de mais ou menos três quilômetros entre o Instituto Cultural Grünenwald e o local da feira de turismo. Esse deslocamento chamou atenção de muita gente e trouxe à tona a memória do trem para a região.

No caso, o chamado Trem das Etnias tem estreita parceria com o Grünenwald e a reforma da Maria Fumaça, construída nos Estados Unidos em 1913, teve investimentos de empresários e apoio das prefeituras dos dois municípios. O Espaço Estação União é o ponto de partida futuro para passeios, passando por dentro do Instituto no trajeto por trilhos, também recuperados, de Porto União.

A expectativa é de promover passeios a partir do início de 2023, quando a locomotiva estará com toda a sua documentação regulamentada. Também com os vagões para passageiros prontos. Não há ainda uma informação definida sobre datas ou como vai funcionar esse atrativo. No caso, a Expo Sul Turismo teve, na Maria Fumaça, um de seus elementos para alavancar o setor como um todo.

O evento do final de semana, iniciado na sexta-feira (18/11) e encerrado no domingo (20/11), foi organizado pela Associação de Turismo e Meio Ambiente do Vale do Iguaçu (Atema) e reuniu União da Vitória, Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paulo Freitas, Paulo Frontin, Pinhão, Porto Vitória, São Mateus do Sul. Também Porto União, numa iniciativa regional para o setor.

Da redação com imagem Portal

Últimas notícias