Clima favorável permite avanço no plantio da soja paranaense com projeção de safra recorde

 Clima favorável permite avanço no plantio da soja paranaense com projeção de safra recorde

A redução da intensidade das chuvas permitiu o plantio de soja e cria a expectativa de safra de soja na casa de 21,5 milhões de toneladas. 2/3 da área prevista havia sido plantada até a sexta-feira (04/11), segundo Boletim de Conjuntura Agropecuário, publicado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, para a semana de 28 de outubro a 4 de novembro.

O início do plantio de soja no Paraná é liberado em 10 de setembro, quando se finaliza o vazio sanitário. Nos 90 dias anteriores é proibido o manejo das lavouras, por conta do controle de doenças e pragas. Somente na última semana, conforme o Deral, foram plantados em torno de 1,3 milhão de hectares. Somado às áreas plantadas anteriormente, o Paraná atingiu 67% da área estimada de 5,7 milhões de hectares.

Dos quantitativos plantados, 37% está em germinação e 63% na fase de desenvolvimento vegetativo. “As condições são boas para 95% das lavouras, com 4%, medianas, e 1%, ruins”, informou o Deral. Da mesma forma o milho também caminha para o término do plantio. Segundo o departamento, dos 400 mil hectares previstos, já estão semeados 364 mil hectares, ou 91% da área, com condições boas em 86% das lavouras.

Da redação com informações e imagem do Deral/AEN

Últimas notícias