Irati sedia Encontro de Benzedeiras organizado pelo Movimento Aprendizes da Sabedoria

 Irati sedia Encontro de Benzedeiras organizado pelo Movimento Aprendizes da Sabedoria

O evento será realizado nos dias 13 e 14 de agosto no Pavilhão João Wasilewski, dentro Parque Aquático de Irati, e terá como tema “Práticas e Saberes das Mulheres da Floresta de Araucárias.” A organização é do Movimento Aprendizes da Sabedoria (MASA) e tem o objetivo central de disseminar o conhecimento popular, com oficinas, troca de experiências, apresentações, feira e apresentação de documentário.

O evento inicia no sábado, dia 13 de agosto a partir das 08 horas, com o credenciamento dos participantes. Com posterior organização de uma mística e apresentação das caravanas e grupos presentes. Seguida de abertura às 11 horas e ao meio-dia será servido o almoço. Depois, às 14h, inicia uma roda de conversa sobre experiências, saberes e práticas. Seguida de oficinas e de trocas de experiências.

Das 19h às 21 horas, será feita uma noite cultural, com apresentações artísticas, feira de produtos e artesanatos e exposições. Para o domingo, 14 de agosto, a programação tem uma mística às 9h. depois será apresentado o documentário “Benzedeiras e pandemia”. Tendo, ainda, a exposição do mapeamento elaborado em 2016, que contabilizou mais de 180 mulheres e homens que benzem em Irati.

A partir das 11 horas, de domingo, serão feitos trabalhos em grupos entre benzedeiras e movimentos. Logo após, será elaborada a carta final e encaminhamentos do evento, que tem previsão de término ao meio-dia, com almoço. Este evento visa juntar e somar a prática tradicional de cura das mulheres e homens, benzedeiras e benzedores, na região Centro-Sul do Paraná, segundo a organização.

“Estaremos recebendo benzedeiras de outras cidades do Paraná e de outros estados. É um encontro que estamos organizando com muita alegria e amor há pelo menos um ano e meio”, contou para a rádio e portal Najuá, a agente regional de cultura da Secretaria Estadual de Comunicação Social e Cultura da Universidade de Ponta Grossa (UEPG) e assessora do MASA, Milene Aparecida Padilha Galvão,

O grupo realizar esse encontro após dois anos seguidos de isolamento por conta da pandemia de covid-19. Nesse período as benzedeiras tiveram papel fundamental em suas comunidades, ouvindo, benzendo, orando e ajudando as pessoas a reforçarem a fé, mesmo dentro de casa. O momento de isolamento foi importante para que as benzedeiras reforçassem seus conhecimentos, segundo observou a assessora Milene.

“Está vindo uma mulherada muito forte, com um conhecimento muito bom sobre ervas medicinais, orações e simpatias. Todas as benzedeiras que quiserem, se ainda não fizerem parte do MASA, podem participar do nosso evento e trazer suas práticas. Inclusive, se alguma benzedeira quiser ofertar uma oficina de práticas tradicionais de cura, sinta-se à vontade, este evento é para a região como um todo”, pontuou.

A expectativa do grupo é de conseguir disseminar, através do encontro, o conhecimento popular, as práticas tradicionais de cura e fé e a manifestação cultural e religiosa disponibilizada pelo MASA. As informações sobre o evento estão sendo disponibilizadas aos participantes através de um grupo de WhatsApp. Desde acomodações até restaurantes, passando por orientações gerais sobre o encontro.

Da redação com informações da organização e prefeitura de Irati e imagem reprodução/prefeitura de Irati

Últimas notícias