Incidência de casos de covid-19 classifica Canoinhas e Três Barras em nível baixo para o vírus

 Incidência de casos de covid-19 classifica Canoinhas e Três Barras em nível baixo para o vírus

São três municípios do Planalto Norte catarinense nesse mapa da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. Além de Canoinhas e Três Barras, também Itaiópolis está classificado em nível baixo para o novo coronavírus. A informação é parte da chamada Matriz de Alerta Epidemiológica, divulgada nesta segunda-feira (08/08). Os elementos da análise para essa classificação levam em conta infecções respiratórias.

Segundo a secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina divulgou, os níveis de alerta epidemiológicos são determinados pela observação das taxas de incidência de casos de covid-19. Juntamente com a incidência de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), esquema primário e dose de reforço para pessoas com mais de 18 anos, sempre balizadas pelos casos registrados na semana epidemiológica anterior.

Nesse caso, existindo uma melhora nesse quadro, levado em conta o boletim anterior. Na divulgação atual nenhum município da região do Planalto Norte se encontra no nível alto de alerta. Enquadrado em que, na semana passada, Mafra e Monte Castelo ainda permaneciam. Ambos no nível alto e sendo avaliados no nível médio de alerta nesta semana, assim como os demais municípios da região de Canoinhas.

Contudo, mesmo em nível rebaixado, Três Barras tem a incidência de casos de covid-19 entre 10 e 20 casos a cada 100 mil habitantes. Mas todos os outros nove municípios foram classificados no nível verde, pois apresentam abaixo de 10 casos, conforme a divulgação. Nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) a cada 100 mil habitantes, o mapa mostra todas as cidades do Planalto Norte no nível baixo.

Em relação a vacinação primária, Canoinhas, Três Barras e Monte Castelo têm mais de 85% da população acima de 5 anos vacinada com a primeira e segunda dose da vacina contra covid. As demais cidades perfilam em índice entre 60 e 85%. Outro dado é que Canoinhas, Três Barras e Itaiópolis têm os melhores índices para doses de reforço, entre 60 e 85%. Enquanto os outros sete têm percentual abaixo de 60%.

Da redação com informações e imagem/reprodução da Secretaria de Estado da Saúde/SC

Últimas notícias