Prefeitura de Canoinhas cita passagem de ciclone, mas Defesa Civil descarta essa informação

 Prefeitura de Canoinhas cita passagem de ciclone, mas Defesa Civil descarta essa informação

“A Defesa Civil de Canoinhas recebeu alerta da central de meteorologia do Estado sobre a possibilidade de um ciclone passar nas próximas horas no interior do município, especialmente na divisa de Santa Catarina com o estado do Paraná”, publicou a prefeitura no meio da tarde desta terça-feira (19/07). Informação descartada pelo próprio órgão municipal e estadual, frisando o afastamento de possíveis temporais em direção ao Paraná.  

A Defesa Civil de Santa Catarina, inclusive, divulgou uma nota por volta das 18h30, confirmando ter ocorrido temporais no período da tarde em todo o Planalto Norte catarinense, mas essas intempéries teriam se afastado em direção ao Estado do Paraná. Pondo fim à especulação de ciclone ou qualquer outra anormalidade significativa no município, bem como, afastando riscos de ocorrências meteorológicas consideráveis.

A informação da Defesa Civil cita ainda a previsão de tempo firme no estado, com apenas variação de nuvens, chuvas fracas ou garoas. Antes disso, a prefeitura havia orientado as pessoas em se protegerem, ficarem nas casas e evitarem inclusive de estar perto de portas e janelas de vidros. Uma série de medidas foram repassadas sobre ações de resposta diante de um possível ciclone no município e como se proteger nesse caso.

A Defesa Civil Estadual citou de que essa divulgação sobre ciclone, por parte do órgão, não existiu de forma oficial. Sequer houve um alerta emitido para o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) de Canoinhas, órgão ligado à Defesa Civil. A alegação é desencontro na informação e publicação equivocada por parte da prefeitura ao emitir o referido alerta de fenômeno altamente destruidor.

O que aconteceu foi a divulgação de somente um aviso válido por duas horas (das 15h05 às 17h05) para a possibilidade de chuva, com risco moderado para raios, rajadas de vento e granizo. Essas intempéries poderiam abranger os municípios de Canoinhas, Mafra e Três Barras, segundo a divulgação oficial da Defesa Civil. No caso, ocorreram vendavais, fortes chuvas e queda de granizo nessas cidades e outras da região. Mas não passou disso.

Da redação com informações da Defesa Civil e imagem reprodução da divulgação da prefeitura de Canoinhas

Últimas notícias