IG-Mathe divulga programação da 2ª Festa da Colheita do Mate, em São Mateus do Sul

 IG-Mathe divulga programação da 2ª Festa da Colheita do Mate, em São Mateus do Sul

A Associação dos Amigos da Erva-mate de São Mateus (IG-Mathe) promove a 2ª Festa da Colheita do Mate. É um evento público, na Rua do Mathe entre as 10h e 19h de domingo – 15 de maio, para celebrar início da colheita de erva-mate com Indicação Geográfica (IG) na Região São Matheus. Tendo, praça de alimentação, exposições, apresentações palestras técnicas, rodada de negócios plantio de mudas, sapeco n o modo tradicional e show com André & Viola.

O período de colheita, da erva-mate com IG, se estende de maio à setembro. O evento brinda em São Mateus do Sul a reunião de “produtores e indústrias do setor ervateiro, comerciantes, comunidade local, turistas e amantes da erva-mate”, segundo a organização. Disso a promoção de ações relacionadas ao contexto produtivo, tendo a relação com a culinária regional e venda de bebidas e alimentos. Tendo apoio do poder público, entidades são-mateuenses e colaboradores.

“A grande estrela do evento é a erva-mate, mas os personagens principais são muitos: todos os trabalhadores que de alguma forma participam do longo processo que envolve o plantio e manutenção dos ervais até a industrialização, seguindo normas e procedimentos que garantem o máximo de qualidade dos produtos e respeito ao meio ambiente”, destaca a nota encaminhada para a imprensa sobre a festividade.

A IG São Matheus é a primeira e a única Indicação Geográfica de erva-mate do Brasil e compreende seis municípios: São Mateus do Sul, Antônio Olinto, São João do Triunfo, Rebouças, Rio Azul e Mallet. É uma nomenclatura internacional para identificar “produtos ou serviços originários de um território e que possuem as mesmas características. Ela é apresentada ao mercado por meio de um ‘Signo Distintivo’ que identifica o produto no mercado e é facilmente percebido pelos consumidores”.

O reconhecimento, em 2017 pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial, envolve a cadeia produtiva local “na comprovação da reputação, notoriedade, história, tradição e saber fazer de produtores e ervateiros no cultivo e beneficiamento da erva-mate que mantém viva a cultura e o saber local por mais de 100 anos”, segundo a IG-Mathe.

A abertura oficial da 2ª Festa da Colheita do Mate é às 10h, com roda de chimarrão. Mesmo horário abre a praça de alimentação, exposição das ervateiras, exposição de carros antigos, apresentações artísticas e culturais, espaço kids, competições. Das 11h ao 12h, palestra técnica sobre poda de formação 1 e 2, poda de colheita, poda de rebaixamento, poda de decepa e colheita seletiva no palco da Rua Mathe.

Das 13h às 14h, outra palestra técnica focando o cultivo orgânico da erva-mate no sistema sombreado e suas oportunidades com a IG, na secretaria municipal de Educação e Cultura. Entre 14h e 15h rodada de negócios na sala reunião do edifício MC. Em seguida, plantio de mudas de erva-mate, às 15h30 será feito o sapeco da erva-mate (modo tradicional) e a partir das 17h30 show com André & Viola.

Da redação com informações e imagem reprodução IG-Mathe

Últimas notícias