11 de abril de 2022 marca 125 anos de inauguração da 1ª Igreja católica ucraniana no Brasil

 11 de abril de 2022 marca 125 anos de inauguração da 1ª Igreja católica ucraniana no Brasil

Imagem sem um autor reconhecido, da localidade nesse período da construção – 1897

Uma carta redigida por Teodoro Pototskei em setembro de 1897 e direcionada para o jornal Svoboda – da comunidade ucraniana de Nova York, nos Estados Unidos da América, registra o feito. O imigrante relata a epopeia de sua família, saída da Ucrânia em 1895, passagem por Lviv e Gênova de onde embarcaram rumo ao Brasil em 8 de junho. Depois, a vinda do 1º padre e construção da 1ª igreja em Mallet.

O documento foi publicado em periódicos da etnia e usado em diversos trabalhos e estudos. A riqueza de detalhes, no relato, atribuí à comunidade da Colônia Cinco, no município de Mallet, o feito de edificar a 1ª Igreja católica genuinamente ucraniana do Brasil. Isso porque era a única comunidade, dentre todos os núcleos de imigrantes, com a presença de um sacerdote entre o povo e permanente.

O padre Nicon Rozdolskei, viúvo e nascido na Ucrânia Ocidental em 1867, foi o ‘arquiteto e peça chave’ para reunir os imigrantes, escolher o local, benzer o terreno e gerenciar a construção da 1ª Igreja genuinamente ucraniana (católica de Rio Bizantino) no Brasil. Ele foi, também, o 1º sacerdote autorizado em estabelecer residência no país pelo Arcebispo de Curitiba e atuar entre as comunidades de ucranianos.

Antes de Nicon, outros dois padres visitaram comunidades ucranianas nesse início de imigração: Prudentópolis, Lucena (hoje Itaiópolis e na época pertence a Rio Negro) e Rio Claro (na época pertencente a São João do Triunfo, depois São Mateus do Sul e atual distrito de Mallet). A Colônia Cinco – a menos de dez quilômetros do centro urbano malletense – concentrou um desses primeiros núcleos de ucranianos.

O padre Nicon, junto à comunidade da Colônia Cinco, levantou ‘oficialmente’ a primeira Igreja Católica do Rito Oriental Bizantino em toda a América Latina, dedicada ao Divino Espírito Santo. Depois, se deslocou para a Serra do Tigre. Esteve à frente da construção da Igreja São Miguel Arcanjo, restaurada em 2011. Existe uma outra edificação anterior na região de Itaiópolis, mas sem presença de sacerdote e feita junto com poloneses.

A carta de Pototskei menciona a chegada do padre, alguns meses antes, morada em sua própria residência, depois mobilização da comunidade, escolha do terreno, benção do local, início e conclusão da obra. Segundo o relato, “foram 55 dias felizes de construção”. Além de registrar, a edificação da Colônia Cinco, ser a “única Igreja Ucraniana no Brasil”. Referendando o dia 11 de abril de 1897 a consagração do templo.

Da redação com informações da Carta de Pototskei e imagem reprodução publicação do Centenário da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Últimas notícias