Prefeito da Lapa afirma que vai licitar reforma da balsa entre Mato Queimado e Canoeiro

 Prefeito da Lapa afirma que vai licitar reforma da balsa entre Mato Queimado e Canoeiro

Imagem de arquivo, da mobilização de 25 de setembro de 2021

O recurso de R$ 300 mil, para essa reforma, foi indicado pelo deputado Emerson Bacil em 2019. Desde então a situação de licitação e reforma, por parte do município da Lapa, está pendente e moradores pedem por solução, inclusive com manifestação programada para esta quarta-feira (16/02). Pressionada, a prefeitura da Lapa se pronunciou ontem terça-feira (15/02), afirmando que “edital com a licitação deve ser lançado nos próximos dias”. Indicando possível final, à novela.

A postagem nas redes sociais (Facebook) cita que o prefeito “Diego Ribas definiu um plano de ação na busca por solução definitiva para a travessia sobre o Rio Iguaçu, que liga a Lapa a cidade de São João do Triunfo pela comunidade do Mato Queimado”. Para tanto, o mandatário teria solicitado “prioridade absoluta nos processos relacionados a Balsa João Azambuja” ao seu departamento de compras, licitação e contratos.

A mesma postagem cita que “a embarcação está há anos parada por falta de manutenção”. Também admitindo na publicação que “o projeto técnico elaborado por um Engenheiro Naval, as liberações da Marinha do Brasil e as Certidões estão prontas para a reforma da balsa”.

Vale lembrar que o recurso de R$ 300 mil foi indicado por Emerson Bacil. Diego Ribas participou junto do deputado em 25 de setembro de 2021 numa mobilização da comunidade pedindo pelo retorno da balsa. “Até que todos os tramites sejam apurados e os recursos assegurados”, detalha a publicação. Apesar do próprio prefeito ter dito “estar empenhado na licitação e destacou a garantia do recurso encaminhado pelo deputado Bacil”, há cinco meses.

Enquanto não viabiliza o processo licitatório, a prefeitura da Lapa se propôs em “alugar uma embarcação de uma empresa especializada para atender a população da região”, com operador e sem custo ao usuário. falta o prazo para isso ser efetivamente colocado em operação.

(Link reportagem da época: https://portalculturasulfm.com.br/2021/09/com-r-300-mil-destinados-por-bacil-balsa-do-mato-queimado-caminha-para-licitacao/)

Da redação com informações da prefeitura da Lapa, apuração da redação e imagem de arquivo

Últimas notícias