Paraná vai apresentar erva-mate da região em feira de alimentos na América do Norte

 Paraná vai apresentar erva-mate da região em feira de alimentos na América do Norte

Foto: AEN

A Câmara Comércio Brasil-Canadá (CCBC) se reuniu, na quarta-feira (09/02), para preparar uma missão internacional, com representantes da Invest Paraná, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), IDR-PR, e dos produtores locais da erva-mate, no Sul do Estado. Levando o produto, do Sul do Paraná, para estande em feira de alimentos canadense.

Produzida no Paraná, a erva-mate será apresentada em Montreal, no Canadá, nos dias 20 e 23 de abril, durante a Sial Inspire Food Business (Sial Canadá), maior feira internacional de alimentos e bebidas do país. A divulgação é uma ação do Programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS), do Governo do Estado, desenvolvido pela Invest Paraná – entidade vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

A erva-mate terá um estande no pavilhão brasileiro da feira, que conta com mais de 1.200 expositores e recebe cerca de 25 mil compradores do Canadá, Estados Unidos e de 60 outros países. O Programa Vocações Regionais Sustentáveis foca produtos com potencial de mercado e visa a promoção para o mercado externo para ampliar o valor agregado e buscando melhorar a renda dos produtores.

Selecionada da região Sul, a erva-mate vai representar a produção sustentável paranaense. Na apresentação da feira se constitui o elo com potenciais compradores, somada de visitas técnicas no Canadá. O presidente do Conselho Gestor da Erva Mate do Vale do Iguaçu (Cogemate), Nei Antônio Kukla, entende a importância desse fomento para mostrar a excelência da erva-mate e agregar valor para a cadeia produtiva.

Para a empresária Elizabete Capeleti, diretora da Capeleti Mate Tea de União da Vitória, as ações para divulgar o produto são fundamentais. “Missões internacionais como a Expo Dubai e agora essa feira no Canadá proporcionam maior visibilidade aos empresários e mais valorização dos produtos desenvolvidos aqui no Estado. Com certeza, temos muito a ganhar com isso”, ressaltou.

As indústrias buscam o desenvolvimento de itens para além do chimarrão e tererê, bebidas típicas paranaenses na Lei nº 20.156/2020, proposição de Emerson Bacil. Presente também nas áreas de cosméticos e alimentos, com foco na geração de emprego e renda. A erva-mate produzida no Paraná somou aproximadamente 638 mil toneladas em 2020, conforme dados do IDR-PR, um crescimento de 17% com relação a 2019.

Quanto ao Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) foi de R$ 753 milhões em 2021, segundo dados do Deral. Os municípios com maior VBP são, respectivamente, Cruz Machado, São Mateus do Sul, Bituruna, Prudentópolis e General Carneiro. Ainda, a Invest Paraná cita o planejamento de outra missão comercial para os Estados Unidos, com foco no mercado varejista da Flórida e rodadas de negócios.

Da redação com informações da AEN e imagem erva Mate em São Mateus do Sul – Foto: José Fernando Ogura/AEN

Últimas notícias