Calor se mantém até quinta-feira (27), quando uma frente fria é esperada no estado do PR

 Calor se mantém até quinta-feira (27), quando uma frente fria é esperada no estado do PR

Foto: AEN

O mapa do Paraná registrou temperaturas acima dos 40° C durante este fim de semana. No sábado (22) e no domingo (23), houve registro de temperaturas máximas que não apareciam há meses no estado e também recordes históricos. Os apaixonados pelo calor podem comemorar, pois esse clima segue até quinta-feira (27), quando a atuação de uma frente fria é esperada no estado. Os dados são do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Curitiba bateu o recorde do ano neste domingo (23): 33,1° C foi a temperatura mais alta registrada na cidade desde setembro de 2020. Em Altônia (Norte), Palotina (Oeste) e Capanema (Sudoeste) o calorão se aproximou do recorde histórico. Na primeira houve registro de 40,1 °C, contra 41,3 °C de máxima. Na segunda, a diferença foi de apenas 1,2° C (de 40,8° C no domingo para 42° C de máxima histórica). Na terceira, houve registro de 40,2° C, contra 42° C de recorde.

Em São Mateus do Sul o calor continua intenso, com termômetros ultrapassando os 30° C. Nessa segunda-feira (24), a máxima segundo o Simepar para a cidade é de 32° C e segundo o Clima tempo 33° C. Com a previsão da mudança de clima, o Simepar mostra que na quinta-feira (27), a máxima não deve passar dos 26° C em São Mateus do Sul e a sexta-feira (28), terá máxima de 20° C, um clima fresco, também atípico para a estação. Entre quinta e sexta (27 e 28), a previsão ainda segundo o Simepar é de que a aproximação de uma frente fria reforce a condição de tempo instável, com possibilidade de desenvolvimento de alguns temporais.

Da redação com informações do Simepar e Clima tempo

Últimas notícias