Triunfo, novamente, é atingido por temporal com granizo e prejuízos em lavouras

 Triunfo, novamente, é atingido por temporal com granizo e prejuízos em lavouras

O município teve novo registro de vendaval e queda de granizo na tarde desta segunda-feira (27/12), entre as 15h e 16h. Agricultores do Mato Queimado, Meia Lua, Ameixeiras e Faxinal, em São João do Triunfo, tiveram danos nas lavouras de fumo, além de outras culturas. No caso, algumas dessas regiões foram atingidas recentemente em outra ‘chuva de pedra’ que sequer teve contabilizado o prejuízo.

A produção de tabaco, geralmente, tem seguro para danos como o granizo. Fato que algumas dessas lavouras atingidas nesta segunda-feira sequer tiveram o fiscal da seguradora, Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), avaliando as perdas por temporal recente que se repetiu depois de longo período de estiagem. Isso deve prejudicar a produção pela ausência de quantitativos ideais de chuva.

Os registram que circulam nas redes sociais apontam a ocorrência de granizo em diversos municípios do Planalto Norte catarinense, Sul e Centro-Sul do Paraná desde o início da semana passada. Temporais destruíram plantações de fumo e outras culturas, recentemente, em Mafra, Canoinhas, Irineópolis, São Mateus do Sul, São João do Triunfo, Rio Azul, Mallet, Paulo Frontin, Irati e Rebouças.

Outras cidades da região também foram atingidas por ‘chuva de pedra’ e contabilizam danos na lavoura. A Defesa Civil catarinense tem emitido sequenciais boletins alertando para temporais se formando, especialmente, no Meio Oeste e Planalto Norte. Os efeitos atmosféricos têm criado ambientes climáticos para ocorrência de granizo, somando de vendavais e chuvas torrenciais nessa faixa entre Santa Catarina e Paraná.

Da redação com informações das redes sociais e divulgação oficial de temporais e imagem Redes Sociais/ Divulgação Laércio Dubinski

Últimas notícias