Safra de grãos brasileira tem expectativa recorde, contrapondo a estiagem no Paraná

 Safra de grãos brasileira tem expectativa recorde, contrapondo a estiagem no Paraná

Soja – colheita. Foto: Jaelson Lucas / Arquivo AEN

A safra de grãos 2021/2022 pode chegar a 291 milhões de toneladas, graças ao entusiasmo do setor pelos preços e pelo bom desempenho da agricultura brasileira. Essa foi a avaliação da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, nesta terça-feira (28) no programa A Voz do Brasil. Enquanto o Paraná informou na semana passada queda de produção, mesmo com ampliação de área.

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento divulgou relatório mensal com as estimativas para a safra de grãos 2021/2022. O estado pode colher 22,54 milhões de toneladas na safra de verão, em uma área de 6,24 milhões de hectares. O volume representa uma redução de 3% com relação à safra de verão 2020/2021, e a área é 2% maior.

Em solos paranaenses, as principais culturas a campo neste primeiro período, a soja, o milho e o feijão sofreram o impacto da estiagem que afetou as lavouras nos últimos meses e apresentam, respectivamente, reduções de 12%, 13% e 10% na expectativa de produção com relação ao esperado no início do ciclo. Somados, ainda, de prejuízos causados por ocorrência de temporais nas últimas semanas.

No Brasil, os números podem flutuar um pouco para mais ou para menos, a depender da situação de chuvas no país. “Por enquanto, temos boas perspectivas. Temos um pouquinho de seca, muito pontual, no Rio Grande do Sul, no Paraná e no meu estado, Mato Grosso do Sul. No resto do país, vem acontecendo muito bem”, explicou Tereza Cristina ao cita a previsão recorde da atual safra.

Da redação com informações e imagem da AEN/PR

Últimas notícias