Onda de calor intensa persiste e temperatura deve chegar a 32˚C em São Mateus do Sul na próxima semana

 Onda de calor intensa persiste e temperatura deve chegar a 32˚C em São Mateus do Sul na próxima semana

Foto: Redação Portal Cultura Sul

Para os próximos dias segundo o Sistema de Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os dias continuarão com temperaturas bem elevadas, com máximas de: 30˚C,31˚C e 32˚C na terça-feira (24), em São Mateus do Sul. O Climatempo também repassou informações sobre a onda de calor que persiste em todo o Brasil. A circulação atmosférica entrou em uma situação de bloqueio esta semana e vai continuar assim por mais alguns dias.

Por aproximadamente uma semana, os ventos nos níveis mais elevados da atmosfera vão formar a barreira que vai impedir a entrada do ar frio de origem polar sobre o Brasil. Até o Rio Grande do Sul terá dias de calor intenso, mas alternados com dias frescos.

Sem a presença do ar frio de origem polar, e considerando que em agosto já temos um aumento natural da insolação, (número de horas de sol disponíveis para aquecer o ar), as temperaturas vão subir nesses próximos dias em grande parte do país. Estados do Sudeste, do Centro-Oeste e parte da Região Sul vão viver uma onda de calor.

Calor e ar seco

A população do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste do país devem ficar atentas para níveis de umidade do ar muito abaixo do recomendado para saúde e para o conforto humano, que é em torno de 60%, segundo a Organização Mundial da Saúde.Com a falta de chuvas prolongadas, o que é comum nos meses de inverno na maior parte do país, e agora com esse grande aquecimento, os níveis de umidade do ar que já vinham baixando em muitas áreas do país vão ficar perigosamente baixos, por muitos dias consecutivos, colocando em risco a saúde da população. Outro problema associado ao ar extremamente seco é a facilidade de expansão de focos de fogo.

Da redação Cultura Sul com informações do Simepar e Climatempo

Últimas notícias