Prefeitura de União da Vitória reativa Castramóvel por meio de contrato privado

 Prefeitura de União da Vitória reativa Castramóvel por meio de contrato privado

A assinatura do contrato para o funcionamento do Castramóvel em União da Vitória, celebrado entre a Secretaria de Meio Ambiente e o Centro de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão (ISPAE) do Centro Universitário do Vale do Iguaçu (Uniguaçu) foi realizada nesta quarta-feira (14/07). Serão 1.000 castrações de animais em situação de rua, abandonados ou de estimação de pessoas em vulnerabilidade social.

Durante a cerimônia com autoridades, o prefeito Bachir Abbas afirmou a importância da para o município. “Hoje é um dia histórico porque começamos um trabalho que vai dar resultado, não é um trabalho que a gente vai fazer um gasto e vai ver o resultado”, afirmou. O serviço fica sob responsabilidade dos profissionais do curso de Medicina Veterinária da Uniguaçu, com a equipe formada por médico veterinário, auxiliares e alunos.

A instituição tem um prazo de 30 dias para iniciar os procedimentos após a assinatura do contrato. O secretário do Meio Ambiente, Antonio Nhoatto, relembrou o histórico do Castramóvel, desde que o veículo chegou ao município até o momento atual em que efetivamente vai oferecer atendimento à população do município, bem como a importância do serviço para toda a comunidade.

“É um pedido antigo dos protetores, e que há tempos vinham pressionando e solicitando e que agora a gente conseguiu destravar, mas é importante falar que esse é só o primeiro passo, existem outras medidas já sendo tomadas e sendo encaminhadas pra que não fique só nisso e que  a gente possa aumentar ainda mais o trabalho de castrações e fortalecer o setor de defesa animal do município”, afirmou Nhoatto.

A protetora e voluntária da causa animal – do grupo Protetores sem Fronteiras –, Marlene Goulart Jakubiw, representou os grupos e agradeceu, emocionada, a todas as pessoas que tornaram a vinda do Castramóvel possível. Citando o trabalho feito pela equipe da Defesa Animal e também aos protetores voluntários que lutam pela causa. Segundo ela, a iniciativa vai aliviar o árduo trabalho do voluntariado.

De início, o Castramóvel ficará no Aeroporto Municipal e será feita a castração dos animais do distrito de São Cristóvão e posteriormente o veículo atenderá outras regiões do município. Para ter acesso ao serviço é necessário cadastro prévio e agendamento do serviço. O animal passa por avaliação antes do procedimento, com detalhamento ao responsável sobre cuidados pré e pós cirúrgicos.

Da redação com informações e foto da prefeitura de União da Vitória

Últimas notícias