Comunidade polonesa de São João do Triunfo é tema de programa de TV deste sábado

 Comunidade polonesa de São João do Triunfo é tema de programa de TV deste sábado

Foto: divulgação Plug

São João do Triunfo estará em evidência neste sábado (31/07), momento em que será transmitida uma matéria especial no programa PLUG da RPC, sobre histórias da cultura polonesa no município com destaque para as comunidades de Vila Palmira e Colônia Bromado. Uma figura muito conhecida dos triunfenses, o senhor Nicodemos Levandoski, morador há anos na região é um dos personagens do programa, que apresentará o museu dos imigrantes, localizado na Colónia Bromado com pertences e fotos dos descendentes poloneses que moravam na região.

O local foi construído na antiga escola polonesa da localidade, onde mais tarde, por ser um casarão de arquitetura eslavo-paranaense (em decorrência da presença da madeira longa das araucárias, constituindo, assim, uma arquitetura eslavo-paranaense), tornou-se um museu com objetos de imigrantes na chegada ao Brasil.

O museu fica ao lado da igreja católica, onde anualmente acontece a tradicional festa em comemoração à Nossa Senhora de Częstochowa(em polonês/polacoMatka Boska Częstochowska), momento este, que serviu para a inauguração do espaço, que contou com a participação na ocasião, do grupo polonês Irmãos Poncheki, que animou a festa, com músicas tradicionais da cultura polonesa, cantadas em polonês. 

Com orgulho da história dos imigrantes, os munícipes mantêm viva às tradições polonesas, e sempre que podem participam em eventos como o desfile de sete de setembro, com uma ala representando a imigração polonesa, como pode ser vista no vídeo a seguir, com o senhor Nicodemos, juntamente com Aluísio e Lineu Poncheki, todos descendentes poloneses. Confira o vídeo e descubra mais informações sobre essa importante tradição no programa deste sábado 31, no Plug.

Acervo família Poncheki
Foto: Familia Poncheki

Últimas notícias