Vacinação contra Covid-19 e gripe segue no município de Antônio Olinto

 Vacinação contra Covid-19 e gripe segue no município de Antônio Olinto

Entrevista no estúdio do Cultura Sul Notícias

Nessa quarta-feira (12/05), a secretária de saúde do município de Antônio Olinto, Nelize Wrubleski, participou do Cultura Sul Notícias, trazendo novas informações relacionadas aos números da Covid-19, no município, sobre a vacinação e a faixa etária que está sendo aplicada no município, sobre o controle no número de casos, sobre a vacinação da gripe e ainda sobre o dia internacional do profissional da enfermagem, data comemorada nesta quarta-feira, 12 de maio.

A secretária informou que os números do boletim epidemiológico, com informações atualizadas do município estão sendo feitos a cada 48 horas. Os dados das últimas informações mostraram que Antônio Olinto teve: 02 resultados negativos e 07 resultados positivos, sendo eles:  quatro homens com 32, 20, 56 e 63 anos, das localidades de Água Amarela de Baixo, dois homens da Lagoa da Cruz e um de Cerro Lindo, e ainda três mulheres, sendo uma de 36 anos da Sede, uma de 44 anos de Cerro Lindo e uma de 66 anos da comunidade da Lagoa da Cruz.  O município conta com 14 pessoas com o vírus ativo.

“Diminuiu significativamente o número de casos. Felizmente não temos nenhum paciente internado e pela terceira semana seguida não tivemos óbitos no município.   Pedimos que cada um continue fazendo a sua parte, pois só assim vamos conseguir evitar que os números aumentem e essa pandemia faça mais vítimas. A gente pede a conscientização e que cada uma faça a sua parte”, comentou Nelize.

Em relação a vacinação, a secretária contou que o grupo que está sendo vacinado contra a Covid-19 no município, são os portadores de comorbidades, que são incluídos as gestantes com comorbidades, puérperas que são às mães que ganharam bebês até 45 dias, pacientes com problemas renais crônicos, pacientes com síndrome de Down  acima de 18 anos, e pessoas com algum outro tipo de comorbidade na faixa etária dos 55 a 59 anos, ou ainda, pacientes com alguma deficiência permanente também na faixa etária dos 55 a 59 anos.

Em paralelo a secretária explicou que estão aplicando as vacinas da gripe, sempre tendo muito cuidado, já que a vacina só pode ser tomada após 15 dias, o paciente tenha tomado a vacina da Covid. “Coloco a secretaria de saúde à disposição para esclarecer qualquer dúvida que possa vir a surgir aos munícipes, temos o telefone do plantão que é o (42) 988708555, ou podem nos procurar na secretaria, buscamos sempre esclarecer e ajudar a comunidade”, ressaltou.

A secretária relatou ainda, que neste ano completa 20 anos como enfermeira, e como hoje, dia 12 de maio é o dia do profissional da enfermagem, ela deixou uma mensagem a todos esses profissionais que fazem do seu trabalho a arte de cuidar.  

A Enfermagem é uma arte, e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus. É uma das artes, poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!
Autora: Florence Nightingale

Live da entrevista na integra está disponível no Facebook do Portal Cultura Sul.

Últimas notícias