Funcionários da SIX, por meio da Sindipetro, suspendem greve nesta sexta-feira

 Funcionários da SIX, por meio da Sindipetro, suspendem greve nesta sexta-feira

Representante sindical afirma que a situação do quadro crítico da pandemia e a vigência do Decreto Estadual levam os trabalhadores da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX) de São Mateus do Sul a não paralisarem nesta sexta-feira (05/03). O movimento deve ficar restrito na distribuição de adesivos e evitar de aglomerar pessoas. Sem descartar uma greve caso a Petrobras não esclareça comunicado sindical.

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Refinação, Destilação, Exploração e Produção de Petróleo (Sindipetro) – Estados do Paraná e Santa Catarina – fez um pedido de esclarecimento sobre alguns assuntos e está no aguardo de um posicionamento oficial da estatal. Se a Petrobras não responder aos questionamentos da categoria do comunicado sindical, os trabalhadores poderão mobilizar uma paralisação.

Os petroleiros querem respostas de forma clara e objetiva até sobre um possível anuncio de venda. Isso foi aprovado em assembleias e fica na pendência de receber a resposta destas questões. No dia 18/02, a estatal se manifestou em nota. A gerência de imprensa respondeu sobre os quesitos de segurança no trabalho, servidores e equipamento de emergência relativo à SIX — reportagem sobre o assunto — (https://portalculturasulfm.com.br/2021/02/petrobras-cita-normalidade-em-seguranca-e-emergencia-na-six-pautados-pela-mobilizacao-da-sindipetro/).

Dentre eles, a ‘sistemática de possível realocação’ na eminência de conclusão do processo vinculante – venda da SIX, mas sem especificar a existência de avanço no processo vinculante de venda que estaria intrínseco a esta reivindicação. Na resposta para a reportagem, a Petrobras afirmou que a unidade opera normalmente seus itens e equipamentos de segurança em São Mateus do Sul.

Da redação Cultura Sul FM, com informações da Petrobras e imagem de reprodução da Sindipetro

Últimas notícias