Deputado Bacil completa seis meses de mandato com conquistas importantes

 Deputado Bacil completa seis meses de mandato com conquistas importantes

Por Andressa Tavares

Balanço

O deputado estadual Emerson Bacil completou seis meses de mandato. No período, o parlamentar apresentou 21 projetos de lei. O texto que prevê a substituição de canudos e copos plásticos nos bares, restaurantes, foi um dos primeiros protocolados na atual Legislatura da Assembleia do Paraná; tema ligado ao meio ambiente e que motivou audiência pública. Bacil assina também o projeto que estabelece a presença de psicólogos nas escolas estaduais e  outro que proíbe a cobrança de sinal por ponto adicional dos canais de TVs por assinatura. Em 180 dias, foram contabilizados quase 300 requerimentos e pedidos em diversas áreas (agricultura, meio ambiente, infraestrutura, saúde, segurança, educação) e mais de 500 atendimentos presenciais, em Curitiba e no interior, e pelo Gabinete On Line, no WhatsApp.

Agricultura

 O deputado Emerson Bacil teve a primeira lei de sua autoria sancionada.  A Expomate, que valoriza a produção do ‘ouro-verde’, os agricultores e a região, agora faz parte do calendário oficial de eventos do Paraná. “O Estado produz 84% da erva-mate sombreada do Brasil. São quase 40 mil famílias que dependem do cultivo. Vou contribuir para fomentar o setor”, diz.

O laço estreito com o segmento tem motivo forte –  Bacil é “filho da terra”, de produtores. Diante da experiência, ciente das demandas e dificuldades, sugeriu a criação do Bloco da Erva-Mate na Assembleia. O parlamentar é o presidente e conduz os trabalhos ao lado de outros dez deputados. A primeira reunião do grupo foi concorrida e aconteceu em junho, com a presença de agricultores, representantes do governo e das universidades estaduais.  O próximo encontro está marcado para a segunda-feira (05).

O tema foi levado até Brasília. O deputado colocou a produção paranaese de erva-mate na pauta da ministra da Agricultura, Tereza Cristina –  o mesmo  já havia feito no âmbito estadual, reforçando o setor diante do primeiro escalão. Bacil ultrapassou fronteiras internacionais. Na Argentina, participou da Missão Data Matte, que valoriza raízes, tradições, mas com olhos voltados à tecnologia. A bagagem voltou repleta de ideias.

Ainda na bandeira da agricultura,  o parlamentar tem propostas para implantação do Porto Seco e da Zona Franca e para a utilização do xisto agrícola. São quatro tipos de manejo que podem ser liberados para industrialização. “O Paraná tem potencial para ser o maior produtor de adubo do País”, pontua. O deputado entregou pessoalmente um documento nesse sentido ao presidente da República. O encontro aconteceu em maio, em Curitiba, durante a primeira visita de Jair Bolsonaro ao Paraná após ter assumido o cargo.

Desenvolvimento, Infraestrutura

Emerson Bacil solicitou um estudo inédito ao governo do Paraná, por meio do Ipardes, para que apontasse a melhor forma de promover o desenvolvimento das regiões Sul e Centro- Sul, representadas por ele.  O levantamento indica, justamente, que o cultivo da erva-mate e do fumo deve ser trabalhado para alavancar os municípios. “Sempre acreditei nesse potencial e o governo comprova”, afirma.

Certo de que o fortalecimento das cidades só é possível com infraestrutura adequada, o deputado tem se dedicado na corrida por melhorias: a canalização de gás natural, a implantação do Serviço Móvel de Emergência (SAMU), novas instalações para hospitais, entre outras. Nas estradas, os investimentos começaram a ser feitos, em revitalizações importantes. Cerca de R$ 25 milhões foram anunciados para 16 municípios. O montante está sendo destinado para o desenvolvimento urbano, obras públicas –  de infraestrutura e logística.

“Fico feliz de ver que demandas encaminhadas também por mim são atendidas pelo governador, que se mostra justo ao afirmar que investimentos não estariam sendo feitos sem o apoio parlamentar”, declara Bacil.

Após 50 anos de espera, a PR 364, entre São Mateus do Sul e Irati, saiu do papel. A revitalização da PR 151, a duplicação da BR 476 e a readequação do trevo que dá acesso á BR 153 também são  pleiteadas por Bacil frequentemente. “Falamos do desenvolvimento e da segurança dos nossos motoristas”.

Inovação

“É preciso trabalhar, honrar a confiança depositada e assim sempre farei”, declara Emerson Bacil

Com o ministro “astronauta” Marcos Pontes, em Brasília, o deputado alinhou agenda referente à inovação a ser realizada neste mês no Paraná. Emerson Bacil é presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (CCTES) da Assembleia. O trabalho tem se destacado. O governador Ratinho Jr. enfatizou a importância de Bacil na proposta de um Paraná inovador, inteligente e tecnológico. “O Emerson Bacil tem contribuído com sua disposição”, disse.

Em abril, o deputado reuniu os reitores de todas as sete universidades estaduais do Paraná – encontro classificada como “histórico” pelos gestores

No mesmo mês, a CCTES promoveu o debate do projeto de lei “Escola Sem Partido”, assinado por outro parlamentar, que lotou o plenarinho do Legislativo. “Espaço aberto para todos os lados debaterem as questões, por mais espinhosas que pareçam ser”, afirma.

Destaque

Tal empenho – o deputado encara o mandato como uma espécie de corrida contra o tempo em favor do povo – rendeu a ele o título de parlamentar revelação, concedido, informalmente, mas não com menos importância, pelo secretário de Meio Ambiente, Márcio Nunes.

Raízes

Com a missão de correr o Paraná, viajar para outros estados e até outros países, Emerson Bacil prioriza o contato com a população. O Escritório Regional, em São Mateus do Sul, mantém as portas abertas para que a comunidade e lideranças sejam ouvidas. O deputado também está presente nos eventos das cidades – sempre com disposição.

As origens foram enfatizadas na semana que passou durante a renovação do convênio que o governo do Paraná mantém com as emissoras de rádio. O deputado pertence às ondas do rádio há quase duas décadas. No microfone, passa seu recado, faz sua prestação de contas à população, sobretudo às mais de 16 mil pessoas que depositaram a confiança no seu trabalho nas eleições passadas.

Apesar da responsabilidade com o cargo, sabe da importância que é estar presente “em casa”. Emerson Bacil reserva, aos finais de semana, um período exclusivo para dar atenção aos filhos e à esposa – o trio o  acompanha quando pode até a capital parananese, onde acontecem reuniões e as sessões da Assembleia Legislativa.

Os trabalhos em plenário serão retomados nesta segunda-feira (05), às 14h30. O gabinete do parlamentar, que funcionou durante todo o recesso, inclusive com a presença do deputado em vários dias, quando não cumpria agenda no interior, segue de portas abertas, no 7° andar do prédio que fica no Centro Cívico da capital. Todos são bem-vindos, assim como as interações nas redes sociais – Facebook, Instagram, WhatsApp, pelo Gabinete On Line (42 9.8801-6131). Outras informações no site www.emersonbacil.com.br

Últimas notícias

Leave a Reply