Presidente da CCTES da Assembleia Legislativa do Paraná é recebido por ministro “astronauta” em Brasília

 Presidente da CCTES da Assembleia Legislativa do Paraná é recebido por ministro “astronauta” em Brasília

Presidente da CCTES da Assembleia Legislativa do Paraná é recebido por ministro “astronauta” em BrasíliaO deputado estadual Emerson Brasil cumpriu agenda nesta terça-feira (02) em Brasília.
O parlamentar, presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (CCTES) da Assembleia Legislativa, foi recebido pelo ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) Marcos Pontes.

“Tenho a missão, ao lado de colegas deputados, de fazer a CCTES avançar, o que significa muito ao Paraná, 2° Estado mais inovador do Brasil (dado da FIEC). Não estou medindo esforços para alcançarmos a liderança. Inovação é a chave do desenvolvimento e está ligada a importantes áreas que impactam diretamente no nosso dia-a-dia: saúde, infraestrutura, agricultura, meio ambiente, são alguns dos exemplos. Vamos em frente!”, declarou Bacil.

O presidente da CCTES convidou o ministro para visitar o Paraná em breve e conhecer de perto iniciativas realizadas na área de inovação.

Foto: Assessoria Deputado Emerson Bacil

“Grato pelo convite e pela oportunidade. Tenho certeza de que o Estado irá se destacar ainda mais nesse sentido. O ministério tem um plano, um centro desenhado, estratégico, para o Brasil todo, que deve incluir todas essas possiblidades, produzindo conhecimento, riquezas e melhorando a qualidade de vida das pessoas”, afirmou Pontes.

Primeira reunião no MCTIC

No fim de maio, Emerson Bacil esteve em Brasília para tratar do assunto. Na ocasião, Marcos Pontes estava fora do Brasil. O deputado foi recebido pelo então ministro interino Júlio Semeghini, secretário-executivo do MCTIC. Na reunião foi proposta a realização de um seminário nacional para reunir comissões de Ciência e Tecnologia das Assembleias Legislativas de todo o Brasil, assim como representantes de governos estaduais, especialistas e pesquisadores.

“O Paraná é conhecido por ações inovadoras e pode contribuir. Queremos também ouvir o que tem sido feito em outras localidades, trocar experiências, que podem agregar”, disse o parlamentar.

Lei de Inovação

A Lei de Inovação, que estabelece medidas de incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento científico tecnológico, será colocada na pauta do evento.

“Muitos estados estão com a legislação defasada, outros sequer a possuem. Precisamos falar sobre isso”, declarou Semeghini.

O governo do Paraná realizou até 19 de junho uma consulta pública para a elaboração da Lei, de acordo com as demandas do Estado.

“A iniciativa terá o apoio e a participação do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. É preciso estimular a pesquisa, mas também oferecer a infraestrutura para que benefícios sejam alcançados: novos remédios, vacinas, alimentos e produtos de tecnologia da informação – no último segmento citado, o Paraná se destaca”, finalizou o secretário-executivo do MCTIC.

A data do Seminário Nacional de Inovação no Paraná ainda será definida.

Confira os áudios do deputado e do ministro no link: https://bit.ly/2NuyI6V

Saiba mais sobre o currículo do ministro “astronauta” no outro link: https://bit.ly/2xwLCq1

Para relembrar como foi a primeira reunião com o MCTIC, basta clicar aqui: https://bit.ly/2ExdoXv

Matéria: Andressa Tavares

Últimas notícias

Leave a Reply