Por que comemoramos o Dia das Mães em Maio?

 Por que comemoramos o Dia das Mães em Maio?

Maio é mês das mães. Esse ano, a data cai no dia 12 de maio. O dia é comemorado desde a antiguidade. Na Grécia, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.

Na Inglaterra,  no século 17, passou-se a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. No “Mothering Day”, como a dia era chamado, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães.

Sabia que foi uma americana que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães? Em 1905, Ana Jarvis, da Virgínia, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Suas amigas, preocupadas com aquele sofrimento, tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Ana com uma grande festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, com um dia em sua homenagem. A 1ª celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o então governador da Virgínia Ocidental, incorporou o Dia das Mães ao calendário do estado.

Você sabe por que o dia é comemorado sempre no segundo domingo de maio?
Quatro anos mais tarde da data ser celebrada na Virgínia, o presidente dos Estados Unidos naquela época unificou a celebração em todos os estados do seu país e, segundo sugestão da própria Ana, ficou estabelecido que o Dia das Mães deveria ser sempre comemorado no segundo domingo de maio. Depois do decreto, outros 40 países adotaram a data.

Uma curiosidade:
Depois que Ana realizou seu sonho, em 1923, ela entrou com um processo para cancelar o Dia das Mães, sem sucesso. Segundo ela, “Não criei o dia as mães para ter lucro”, culpando os comerciantes que lucravam com a venda de flores e presentes.

Da redação com informações do Jornal Cultura

Últimas notícias

Leave a Reply