Dia 01 de Maio: Dia do Trabalho

O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador, é uma data comemorativa celebrada em vários países do mundo no dia 1° de maio.
A data faz referência à várias conquistas asseguradas por diversos operários ao longo da história, sendo considerado feriado em cerca de 80 países como Brasil, Portugal, Espanha, França, Rússia, Japão, dentre outros.

Origem da data
A origem do dia do trabalho deve-se à greve operária que ocorreu nos Estados Unidos na cidade de Chicago em 1º de maio 1886.
Os milhares de trabalhadores que se reuniram, organizados pela Federação Americana do Trabalho, reivindicavam melhores condições de trabalho, redução de jornada de 13 horas para 8 horas por dia, aumento de salários, descanso semanal, férias, dentre outros.

Denominada de Revolta de Haymarket, em 4 de maio de 1886, durante o confronto com a polícia, uma bomba explodiu resultando em mais de 50 mortos e inúmeros feridos.
Diante disso, em 1889 na França, foi instituído o Dia do Trabalho em homenagem às pessoas que perderam a vida lutando pelos seus direitos, que ficaram conhecidas como os “Mártires de Maio”.

Dia do Trabalho no Brasil

No Brasil, a data foi instituída no governo de Artur Bernardes, em 1925. Curioso notar que no dia 1.° de maio de 1940 o ex-presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo no país e, no mesmo dia em 1941, a data foi utilizada para marcar a criação da Justiça do Trabalho.
No dia 1.° de maio de 1943 foi anunciada a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) no nosso país.
Além disso, quando há aumento do salário mínimo, até hoje, geralmente ocorre nessa data.
No brasil, nesta data, sempre axontece algumas manifestações de algumas classes de trabalhadores, que protestam e pedem melhores condições de trabalho.
Alguns aproveitam o momento para debater sobre o grande índice de desemprego na pais, exigindo das autoridades medidas mais efetivas pra resolver esse problema.
A Primeira Profissão da história é a do cozinheiro, segundo estudos da Harvard, que refutou a ideia de a prostituição ser a profissão mais antiga.
As profissões mais recentes, surgidas graças a demandas da globalização, são as seguintes:
• Design e gestor de Softwares
• Enegenheiros de alimentos, computação e produção;
• Gestor de Mídias Sociais;
• Bioinformacionista;.
• Técnico em Telemedicina;
• Especialista em Mobile Marketing;
• Gestor de Marketing para e-commerce;
• Gestor de Comunidade;
• Fotografo

Dá Redação

Últimas notícias

Leave a Reply