Dia 25 de Abril: Dia da Contabilidade

 Dia 25 de Abril: Dia da Contabilidade

Dia da Contabilidade é comemorado anualmente em 25 de abril.

A data presta homenagem ao profissional das Ciência Contábil, responsável pela análise, interpretação dos fenômenos econômicos e financeiros de uma empresa, além de auxiliar nas decisões que a empresa toma.

O curso de ensino superior (bacharel) em Ciências Contábeis é a preparação para o profissional que deseja seguir a carreira da contabilidade.

Na região sul da Paraná, há instituições que oferecem o curso presencial, como a UNICENTRO, UNIUV, UEPG.

No Brasil, os profissionais da área comemoram a profissão em várias datas diferentes, por exemplo: Dia do Empresário da Contabilidade (12 de janeiro); Dia do Contador (22 de setembro); Dia do Técnico em Contabilidade (20 de novembro).

Origem do Dia da Contabilidade

O Dia da Contabilidade surgiu em homenagem ao senador João Lyra Tavares que, em 25 de abril de 1926, defendeu a regularização da profissão de contábeis no Brasil. João Tavares é considerado o patrono da contabilidade brasileira.

No entanto, a regulamentação da profissão, só aconteceu em 30 de junho de 1931, oficializando as ciências contábeis no Brasil.

Até o mês de abril de 2012, o Dia da Contabilidade era chamado de Dia do Contabilista, no entanto, a partir desta data o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) determinou a alteração do termo Contabilista para “Profissional da Contabilidade”.

Da redação Portal Cultura Sul FM com informações da Calendarr Brasil.

Últimas notícias

Leave a Reply