Dia 22 de Abril: Dia do Descobrimento do Brasil

No dia 22 de abril, é comemorado o dia do Descobrimento do Brasil.

Curiosamente, este não é um feriado nacional.

Esta data marca a chegada dos navegadores portugueses ao território brasileiro pela primeira vez no ano de 1500.

Estima-se que existiam no Brasil aproximadamente cinco milhões de índios naquela época, portanto, o termo é usado como referência apenas, pois quando os Portugueses chegaram ao país, ele já era habitado por várias comunidades indígenas.

O encontro entre portugueses e índios foi um verdadeiro choque cultural. Ambos ficaram admirados com a forma de vida, os hábitos culinários, religiosos, culturais e de vestimenta uns dos outros.

No início, o objetivo dos portugueses foi a cristianização dos índios, por meio do catecismo. Depois iniciou-se o processo de colonização do Brasil e extração das matérias-primas do país, como o pau-brasil, fazendo com que a comunidade indígena fosse fortemente escravizada e tivesse sua cultura mitigada.

Origem do Descobrimento do Brasil

O Brasil foi descoberto acidentalmente em 22 de abril de 1500, pela frota do navegador português Pedro Álvares Cabral. No entanto, alguns historiadores defendem que Cabral não teria sido o primeiro navegador a pôr os pés nas futuras terras brasileiras.

Supostamente, em 1498, o comandante Duarte Pacheco Pereira teria atingido o litoral brasileiro na atual região norte, explorando parte das terras que pertencem aos estados do Pará e do Maranhão.

Porém, essa descoberta teria sido guardada em segredo. Dois anos depois, Cabral partia em direção às Índias quando foi surpreendido com o litoral daquilo que futuramente seria o estado da Bahia. Por isso chamaram os habitantes do nosso país de índios, em referencia ao país ao qual eles queriam chegar.

Pêro Vaz de Caminha e a Carta do Vislumbramento

Pêro Vaz de Caminha era o escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral, e foi ele quem escreveu uma carta ao rei de Portugal, D. Manuel I, contando à Corte Portuguesa as belezas das terras de Vera Cruz, o nome que inicialmente deram ao Brasil.

Na carta, Pêro Vaz de Caminha descreve a terra, os índios, a primeira troca de presentes entre eles, e a primeira missa celebrada em território brasileiro.

Anos mais tarde, o nome foi mudado para Brasil, em decorrência da grande abundancia da árvore de Pau-Brasil, que foi o principal motivo da continuidade das colônias portuguesas no país.

A descoberta europeia desse território traz um debate sobre a escravidão, exploração predatória de recurso naturais, que foi algo muito negativo pra história do país, ao passo que traz outra visão por alguns historiadores, como Gilberto Freyre, de que essa relação entre negros, índios e europeus poderia ser benéfica, chamando isto de democracia racial.

Da redação com informações do Calendarr Brasil.

Últimas notícias

Leave a Reply